Queda de avião no Acre completa uma semana; duas vítimas têm alta e outras seguem internadas

O avião transportava sete pessoas e caiu a 1 km da cabeceira da pista de Manoel Urbano

Há uma semana, um avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane 182, com sete pessoas a bordo, caiu em uma fazenda no município de Manoel Urbano, a 1 km da cabeceira da pista. A queda do avião deixou uma pessoa morta, o empresário Sidney Estuardo Hoyle Vega, e seis pessoas feridas.

SAIBA MAIS: Empresário é a vítima fatal de queda de avião no Acre; ele havia casado a filha no fim de semana

Na aeronave, que tinha como destino a cidade de Santa Rosa do Purus, estavam o piloto e mais três homens e três mulheres. Após a queda, cinco sobreviventes foram trazidos para Rio Branco, sendo quatro por transporte aéreo e um rapaz por ambulância, de Sena Madureira para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

LEIA: ContilNet vai ao local onde avião caiu no Acre e mostra destroços da aeronave e objetos das vítimas

Três sobreviventes tiveram queimaduras em pelo menos 40% do corpo e as vítimas foram encaminhadas para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Hospital 28 de Agosto, em Manaus.

O avião ficou destruído/Foto: ContilNet

Dentre os seis feridos, quatro vítimas foram transferidas para o hospital no Amazonas. A primeira paciente a ser transferida foi Amélia Marques Rocha, que teve 70% do corpo queimado, seguida pelo piloto Valdir Roney de Souza Mendes, que teve 40% do corpo queimado, na sexta-feira, 22 de março, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

LEIA TAMBÉM: Sobreviventes de queda de avião são transferidos para outro Estado; Sesacre faz força-tarefa na madrugada

Amélia Marques Rocha foi a primeira sobrevivente a ser transferida para Manaus/Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Na madrugada do sábado (23), os pacientes Mateus Jefferson Fontes de Souza e Suanne Lostanaud Camello, que teve 80% do corpo queimado, também foram transferidos. Já o paciente Bruno Fernando dos Santos recebeu alta e está em processo de recuperação. A adolescente Delisiane Salomão Calisto, de 15 anos, que ficou sob cuidados médicos na Unidade Mista de Manoel Urbano, teve alta hospitalar nesta segunda-feira (25).

De acordo com a Sesacre, os dois pacientes receberam acompanhamento psicológico e auxílio no processo de recuperação.

Investigações

Por se tratar de um acidente aéreo, a responsabilidade da investigação é federal, e a Polícia Civil do Acre acompanhará os procedimentos oferecendo o suporte necessário.

As causas da queda da aeronave serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que trabalha com objetivo de prevenir que novos acidentes ocorram.

O avião era um monomotor Cessna 182 Skyline, avião de médio porte da mesma fabricante da aeronave Grand Caravan que caiu em outubro do ano passado, em Rio Branco.

PUBLICIDADE