O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria com o Instituto Raoni, lança o minidocumentário “O Chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro”.
O evento de abertura será no dia 23 de abril, a partir das 18h, na Caixa Cultural de BrasĂlia; e contará com a presença de lideranças indĂgenas, representantes do governo e cientistas, alĂ©m de uma mostra cinematográfica de curta metragens produzidos por diretores indĂgenas.
O minidocumentário continuará sendo exibido atĂ© o dia 26 de abril, na prĂłpria Caixa Cultural de BrasĂlia.
A gravação do filme ocorreu durante reuniĂŁo organizada, em julho de 2023, pelo cacique Raoni Metuktire, chefe do povo KayapĂł, com vários indĂgenas na aldeia Piaraçú, no Mato Grosso, em prol do futuro do planeta.
“Para que eu possa novamente motivar eles a continuarem com a luta…Eu peço que todos me apoiem, para que eu possa novamente reunir os povos indĂgenas”, afirma o cacique no curta.

Lucas Ramos
O minidocumentário ainda ilustra histĂłrias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos direitos e cultura deles. AlĂ©m disso, aborda a transição para uma nova geração de lĂderes e o surgimento de lideranças entre as mulheres indĂgenas.
“O objetivo do minidocumentário se expandiu. Ele se tornou, ao mesmo tempo, uma celebração para o cacique Raoni, pela sua contribuição na defesa dos direitos humanos e preservação ambiental, alĂ©m de um megafone para amplificar as vozes dos povos indĂgenas, atravessando as fronteiras de seus territĂłrios.”
Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar no IPAM e diretor do documentário
“A ideia inicial era apenas documentar o evento, essa grande reunião, mas acabou que encontramos novas personalidades, assuntos e vozes. A partir disso, entendemos que precisávamos ampliar o alcance”, relembra Lucas Ramos.
Cacique Raoni
Raoni Ă© conhecido mundialmente como uma das principais vozes em defesa dos povos indĂgenas e da AmazĂ´nia. O lĂder recebeu o tĂtulo de Membro Honorário da UniĂŁo Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em 2021; e chegou a ser indicado ao PrĂŞmio Nobel da Paz em 2020.
A influĂŞncia dele nas decisões polĂticas sobre o tema começou na Assembleia Constituinte, quando levou dezenas de kayapĂłs a BrasĂlia para pressionar a aprovação de uma Constituição que favorecia aos povos originários.
Depois disso, ganhou fama nacional e internacional, o que já lhe rendeu inclusive um filme indicado ao Oscar e exibido no Festival de Cannes.
Amazoniar
Lançado em 2019, o Amazoniar é uma iniciativa do IPAM para promover um diálogo mundial sobre o bioma.
O maior propĂłsito do projeto Ă© ser um canal de conhecimento e um palco para a comunidade global interessada em mergulhar em diferentes caracterĂsticas da regiĂŁo, por meio de uma abordagem cultural, informativa e artĂstica, visando a informar, atrair, provocar, inspirar e conscientizar.
“Para oferecer essa contribuição Ă humanidade, os seus direitos, territĂłrios e tradições precisam ser respeitados. Somente assim, por meio de seu modo de vida, poderĂŁo contribuir significativamente para o equilĂbrio climático global”, completa o diretor.
Lançamento
Estreia do documentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro”
Quando:Â 23 de abril de 2024
Horário: das 18h às 22h
Local: Caixa Cultural de BrasĂlia (SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, BrasĂlia/DF)
O evento Ă© gratuito e nĂŁo requer inscrição, mas está sujeito Ă lotação máxima da Caixa Cultural de BrasĂlia.


