17 de junho de 2024

“All eyes on Rafah”: o que significa a imagem compartilhada por mais de 30 milhões no Instagram

Militantes alegam que foto se tornou a imagem mais compartilhada da história da rede social; entenda

Você provavelmente já viu um post no stories do Instagram falando com uma imagem em que está escrito “All Eyes On Rafah”. Mas o que isso significa?

“Todos os Olhos em Rafah” (em tradução do inglês) é uma campanha nas redes sociais que visa chamar a atenção para a ofensiva militar israelense em andamento na cidade de Rafah, localizada no sul da Faixa de Gaza.

Créditos: Reprodução

Israel está sendo acusada de operar um genocídio na Palestina desde outubro do ano passado e Rafah era o único ponto seguro para os palestinos, segundo o governo israelense.

Contudo, desde semana passada, o governo Netanyahu tem conduzido operações militares na região. Neste fim de semana incendiou vivas mulheres e crianças em um campo de tendas, operação que deixou pelo menos 45 mortos em Rafah.

A campanha ganhou grande impulso nas últimas semanas, com milhões de pessoas compartilhando uma imagem gerada por intelgiência artificial que mostra tendas dispostas para formar a frase.

All Eyes on Rafah – significado

O slogan originou-se de um comentário feito por Rick Peeperkorn, diretor do Escritório da Organização Mundial da Saúde para os Territórios Palestinos Ocupados, que disse “Todos os olhos estão em Rafah” em fevereiro de 2024, após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenar um plano de evacuação para a cidade antes dos ataques planejados.

A hashtag #alleyesonrafah foi usada milhões de vezes em plataformas de mídia social. Até o momento cerca de 35 milhões de pessoas compartilharam a imagem nos stories do Insta.

Militantes pró-Palestina alegam que esta seria a imagem mais compartilhada da história da rede social, mas a informação não foi confirmada pela Meta, administradora no Instagram.

Apesar das críticas por ter sido gerada por inteligência artificial, os defensores da causa palestina defendem o seu por seu apelo emocional positivo da imagem pode ajudar a aumentar a conscientização e galvanizar o apoio à causa palestina.

Apesar do clamor internacional, as forças israelenses continuam sua ofensiva em Rafah, com relatos de vítimas civis e destruição de casas e infraestrutura.

A campanha visa manter o foco no conflito em andamento e pressionar os líderes mundiais a tomar medidas para proteger a população civil em Gaza.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost