A Prefeitura de Rio Branco lançou nesta terça-feira (7) o Portal de Olho no Trânsito, uma ferramenta criada para monitorar o trânsito de Rio Branco, em tempo real, durante 24 horas por dia. Ao todo, são 12 pontos monitorados, com pelo menos duas câmeras cada.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom explicou que esses pontos foram escolhidos por técnicos da RBTrans, que identificaram os pontos mais críticos no trânsito da capital, com lentidão e incidência de acidentes.
“Esses pontos foram escolhidos de acordo com o fluxo normal que já é conhecido. O RBTrans tem todo esse levantamento. O objetivo é justamente mostrar para a população se ele pode passar tranquilamente”, completou.
Além de auxiliar os órgãos de fiscalização de trânsito, tanto municipal, quanto estadual e até federal [há pontos monitorados sob gestão da Polícia Rodoviária Federal – PRF], Bocalom destacou que essa é uma iniciativa que também irá ajudar a população da capital.
“Vai facilitar a vida das pessoas na hora de sair de casa, para saber – Será se onde eu vou passar vai ter um trânsito grande? A pessoa pode antecipadamente preparar uma rota de fuga daquele local”, disse.
O secretário Coronel Bino, do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), declarou que a Prefeitura aproveitou as câmeras já instaladas pelo programa Rio Branco Mais Segura. Ele destacou que esse é mais um passo para que a capital se torne uma cidade inteligente.
“Essa também é uma ferramenta de prevenção de acidentes. Nós vamos ter os principais pontos de Rio Branco com lentidão, com incidência de tráfego, de acidentes. A partir desse momento a gente espera que as pessoas tenham mais cuidado e respeito à sinalização. É também mais um avanço para que Rio Branco se torne uma cidade mais conectada e o inteligente”, disse.
O promotor do Ministério Público do Acre, Ricardo Curt, presente no lançamento, destacou que a plataforma será crucial para identificar possíveis infratores de trânsito.
“É o papel do município como protagonista na prevenção ao crime e no controle a criminalidade. É uma ferramenta que vai auxiliar não só os órgãos de fiscalização do trânsito, mas também a Segurança Pública como um todo”.
Além do De Olho na Obra, que já está no ar, a Prefeitura já lançou outros portais de monitoramento ao vivo, disponíveis para todo o público: o De Olho na Obra e o Rio Branco Mais Segura.
Para acessar o De Olho no Trânsito, clique AQUI.