Um nome dentro do governo do Estado que muitas vezes não tem o crédito que merece, é o secretário-adjunto Luiz Calixto, nomeado em 2023, conhecido por descascar os maiores abacaxis do governador Gladson Cameli. Quase sempre agindo pelos bastidores, Calixto tem uma experiência de anos como deputado estadual e sabe como lidar com os percalços enfrentados na administração pública. É justamente esse poder de persuasão que coloca ele entre os maiores esteios da gestão Cameli. A frente da Segov, Calixto segura os problemas no peito e consegue lidar muito bem com os parlamentares da base na Aleac e com a base de Oposição, principalmente na articulação política do Estado.
Em breve uma nova missão
Isso vai fazer com que Calixto assuma a secretaria de Governo nos próximos meses, no lugar de Alysson Bestene, que vai deixar o cargo para disputar as eleições, agora como vice-prefeito na chapa de Bocalom. Não há nenhum outro nome capaz de assumir esse papel se não for ele. É uma das escolhas mais assertivas de Gladson.
Já pensou?
Calixto seria também um ótimo líder do Governo, caso ainda estivesse na Assembleia Legislativa como deputado. Tem uma ótima relação não só com a base governista, na qual gerencia muito bem, mas também entre os secretários de Estado. Com certeza renderia debates calorosos com deputados da Oposição da atual legislatura, como Michelle Melo, com quem já protagonizou uma briga que desencadeou na destituição dela do cargo de líder de Gladson, Edvaldo Magalhães, que também já teve discussões acaloradas e com Emerson Jarude. Seria cenas de dar gosto!
Um progressista
Além de uma liderança no governo, Calixto também merece destaque pelas articulações dentro do Progressistas. Lá dentro, sem a presença de Gladson e Alysson, ele representa e defende muito bem os interesses do governador.
Compreensível
É justamente a experiência na Aleac que faz Calixto passar do ponto em alguns momentos. O que é natural para um parlamentar que era extremante atuante na tribuna: fala alto, bate na mesa, esperneia. Mas no final, defende aquilo que acha coerente, mesmo que pegue adjetivos nada interessantes. E o que mais Calixto defende no momento tem nome e sobrenome: Gladson de Lima Cameli.