17 de junho de 2024

Papa Francisco diz que já existe muita ‘viadagem’ em seminários, afirma imprensa

Termo homofóbico foi dito durante reunião fechada com bispos italianos em que Francisco dizia para que não fossem admitidos pessoas abertamente homossexuais em seminários

Em reunião a portas fechadas com bispos italianos, o Papa Francisco afirmou que já existe muita “viadagem” nos seminários da igreja católica. A declaração, de acordo com a imprensa da Itália, ocorreu em 20 de maio. Na ocasião, o pontífice utilizou a palavra “frociaggine”, termo pejorativo que pode ser traduzido como “bicha” ou “viadagem”.

Papa Francisco, afetado por vários problemas de saúde, diz não ter “motivos sérios” para renunciar/Foto: Andreas SOLARO/AFP

A conversa entre as autoridades religiosas discutia a admissão de pessoas abertamente homossexuais nos seminários. O boato sobre a fala de Francisco já estava circulando no país desde a última semana e revelado pelo portal Dagospia, mas ainda não tinha sido confirmado. De acordo com bispos ouvidos pelo jornal local Corriere Della Serra, a declaração foi recebida com “risadas de incredulidade.

Os bispos argumentaram ainda que a situação se tratou de uma “gafe”. Segundo eles, o Papa não saberia que o termo era tão pejorativo pois o italiano não é sua língua materna.

De todo modo, a fala do Papa mostra ainda uma rejeição à aceitação de homossexuais que queiram ser sacerdotes. Em declaração, Francisco já havia afirmado que um homossexual poderia ser admitido caso mostrasse que fez uma “escolha séria” pela castidade.

Atualmente, a orientação do Vaticano, que vale desde 2005, é de não não fossem admitidos “aqueles que praticam a homossexualidade”, pois estes teriam supostamente “tendências profundamente enraizadas ou apoiam a chamada cultura gay”. Para ser admitido, portanto, a pessoa que deseja ser sacerdote deveria mostrar que “superou as tendências homossexuais” há pelo menos três anos. Em resumo, a igreja afirma aceitar gays ao passo em que ainda segue pela condenação da prática de relações homoafetivas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost