11 de junho de 2024

Rio Branco está entre as 11 capitais brasileiras com planos de mudanças climáticas

O Plano de Mudanças Climáticas é um desafio global que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com a tragédia no Rio Grande do Sul, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e o Governo do Espírito Santo, lançaram um estudo que aponta que apenas 11 capitais brasileiras tem um plano de mudanças climáticas municipal e Rio Branco é uma delas.

O estudo apresenta o Plano de Mudanças Climáticas como um instrumento de planejamento e gestão fundamental ao nível local. Além de Rio Branco, outras 10 capitais e o Distrito Federal possuem esse documento, sendo elas Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Distrito Federal, Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Rio Branco registra a segunda maior enchente da história. Foto: Pedro Devani/Secom

O estudo foi feito com base em pesquisas em sites de prefeituras municipais e outras instituições. De acordo com o levantamento, Belém (PA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES) estão com o plano em elaboração.

O plano de Rio Branco, segundo o levantamento, foi realizado pela Embrapa Acre em parceria com a Prefeitura de Rio Branco em 2020.

O Plano de Mudanças Climáticas é um desafio global que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 13 da Organização das Nações Unidas (ONU) que é o de reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação aos riscos relacionados ao clima e catástrofes naturais em todos os países.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost