Vereadora quebra tabu e se torna 1ª mulher na história a presidir a Câmara de Sena Madureira

Em entrevista ao Contilnet, a parlamentar falou sobre esse desafio e também sobre a participação das mulheres na política

Formada atualmente por 13 vereadores, a Câmara Municipal de Sena Madureira tem 111 anos de existência e é considerada importante ferramenta da democracia. Por lá, tramitam os projetos de autoria do poder executivo que versam sobre os mais diversos temas de interesse da sociedade. Além disso, é no parlamento que os vereadores, legítimos representantes do povo, fazem reivindicações, denúncias, dentre outras atividades.

No exercício de seu segundo mandato como titular, a vereadora Ivoneide Bernardino (PL) entrou para a história do poder Legislativo de Sena Madureira. No ano passado, ela foi eleita a primeira mulher presidente da história da Câmara Municipal.

Ela foi eleita a primeira mulher presidente da história da Câmara Municipal/ Foto: Reprodução

Dentre suas ações à frente da gestão, destaca-se a compra de um carro 0 km, no valor de 146 mil reais. É o primeiro veículo próprio da Câmara, adquirido por meio de recursos próprios. Além disso, Ivoneide determinou a confecção de um livro contando a história da Câmara para que a geração atual e a futura tenha um conhecimento mais profundo de seus representantes.

Em entrevista exclusiva ao ContilNet, a parlamentar falou sobre esse desafio e também sobre a participação das mulheres na política. Ela considera que a classe feminina deveria se engajar mais nas discussões para aumentar a representatividade na Câmara Municipal.

CONTILNET – Vereadora, a senhora é a primeira mulher da história da Câmara a se tornar presidente. Qual a satisfação em poder contribuir dessa maneira com a sociedade e como está encarando esse desafio?

Ivoneide Bernardino: “Inicialmente, agradeço a Deus por essa oportunidade. Dizer da alegria de estarmos quebrando tabus. Em 111 anos de existência da Câmara Municipal é a primeira vez que uma mulher se torna presidente e isso para mim é um privilégio. Nós mulheres, cada vez mais estamos avançando, superando os preconceitos e conquistando espaços que nos são devidos e de direito. Tenho encontrado muitos desafios, mas com a graça de Deus, temos conseguido superar os desafios de maneira eficaz. Na prática, os avanços também acontecem quando uma mulher está à frente da administração. Em nossa gestão, conseguimos comprar o primeiro carro da história da Câmara de Sena Madureira. Com recursos próprios compramos um carro 0 km, no valor de 146 mil reais. É uma grande conquista. Até julho, estaremos lançando um livro contando a história do parlamento mirim em Sena Madureira, elencando todos os vereadores que já passaram por essa casa, todos os presidentes que estiveram à frente dessa instituição. Deixaremos esse primeiro livro para as futuras gerações conhecerem a trajetória dessa instituição que é tão importante para Sena Madureira.

A vereadora falou com exclusividade ao ContilNet/ Foto: ContilNet

CONTILNET – Qual a sua avaliação sobre a participação das Mulheres na política?

Ivoneide Bernardino: “Nós observamos que a participação da mulher na política ainda tem sido deficiente. As mulheres ainda não compreenderam que elas ocupam papel importante na política. Tudo o que fazemos dependemos da política, desde o imposto que está embutido em um produto de supermercado, as ruas que nós andamos até a realização de um concurso público e a mulher, como mãe, esposa, empreendedora, tem essa visão ampliada das necessidades e hoje a mulher é 60% da população. Então, nós somos a maioria. As mulheres precisam acreditar umas nas outras, tendo ciência que a mulher pode representar a classe feminina de forma bem sucedida. Precisamos trabalhar para que tenhamos mais mulheres nesse espaço tão decisivo para a sociedade que é a política”.

CONTILNET – Qual a sua expectativa para as Eleições deste ano?

Ivoneide Bernardino: “As minhas expectativas é de que tenhamos um grande grupo de mulheres participando desse momento e que possamos eleger o maior número de mulheres para a próxima legislatura. Se tivermos um parlamento equilibrado, teremos muito mais sucesso ainda. O meu incentivo é que as mulheres participem ativamente do pleito”.

Dos 13 vereadores de Sena Madureira, 12 são homens e tem apenas uma mulher.

No decorrer das discussões para as Eleições deste ano, o nome de Ivoneide foi ventilado para formar a chapa majoritária do grupo de Mazinho Serafim, mas, por enquanto, ela é pré-candidata a vereadora.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost