17 de junho de 2024

Brasileira Anacláudia é nomeada diretora executiva da ONU-Habitat

Anacláudia Marinheiro Centeno Rossbach do Brasil foi nomeada para um mandato de quatro anos. Ela deve assumir o cargo em breve

Após a nomeação pelo secretário-geral das Nações Unidas, a Assembleia Geral da ONU elegeu, no último dia 7, a brasileira Anacláudia Marinheiro Centeno Rossbach como diretora executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), no nível de subsecretário-geral, para um mandato de quatro anos. A data em que ela assumirá o cargo será anunciada em breve.

Anacláudia Rossbach sucede a Maimunah Mohd Sharif, da Malásia. Sharif liderou o ONU-Habitat de 2018 a 2024.

Atualmente, Rossbach atua como diretora para a América Latina e o Caribe no Lincoln Institute of Land Policy, em Boston, Estados Unidos. Ela é economista com mais de 20 anos de experiência trabalhando em questões de habitação, incluindo assentamentos informais, terras e políticas urbanas. Em 2022, trabalhou na concepção de estratégias institucionais e operacionais para expandir o acesso à habitação adequada no Peru com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Reprodução/Redes Sociais

De 2014 a 2022, ela esteve na Cities Alliance, atuando como gerente regional para a América Latina e Caribe. Nessa função, promoveu a transferência e o intercâmbio de conhecimentos e prestou serviços de consultoria sobre habitação e políticas urbanas no Sul Global.

Anacláudia foi responsável por estabelecer o Urban Housing Practitioners Hub (UHPH), uma rede de especialistas, profissionais e pesquisadores que trabalham em desenvolvimento urbano e habitação. Em 2020 e 2021, liderou o programa global da organização sobre informalidade em resposta à pandemia da Covid-19.

Anteriormente, de 2005 a 2014, Rossbach atuou no Banco Mundial no Brasil e internacionalmente. Ela supervisionou o desenvolvimento e a implementação de políticas brasileiras de habitação e urbanização de favelas, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento para Favelas e o programa de subsídios habitacionais Minha Casa, Minha Vida.

Como diretora fundadora da organização sem fins lucrativos Interação, desenvolveu projetos de alto impacto com comunidades informais no estado de São Paulo e na cidade de Recife, Brasil.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost