Com o intuito de promover o circuito cineclubista brasileiro, Abracine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, 7Estrelo Filme e Zeta Filmes se unem para realizar uma pré-estreia exclusiva do documentário “171”, novo filme de Rodrigo Siqueira. O filme terá sua pré-estreia no dia 19 de novembro, podendo ser distribuído de forma online por uma rede de cineclubes pelo período de um dia.
Para compor este circuito de distribuição, estão abertas as inscrições de cineclubes para participar desta ação. Saiba mais e inscreva-se clicando aqui.
Esta iniciativa visa valorizar o circuito cineclubista do Brasil, destacando sua importância na difusão do cinema brasileiro e na promoção de discussões relevantes sobre os filmes.
“Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por estelionato, roubo e tráfico de drogas. São identificadas nas cadeias como 171, número do artigo do código penal brasileiro que tipifica os crimes de estelionato. Se revelam narradores que usam da habilidade com as palavras para aplicar golpes ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna “mise-en-scène” em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas são até verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas”, diz a sinopse oficial do filme, que integrou a seleção oficial do Festival É Tudo Verdade 2023.
“171” tem estreia nacional no circuito comercial marcada para o dia 21 de novembro.
Rodrigo Siqueira, é cineasta e documentarista, tem se notabilizado por fazer documentários de invenção, que transitam em diferentes registros. Entre seus trabalhos está “Terra Deu, Terra Come”, de 2010, multipremiado no Brasil e no exterior – É Tudo Verdade, Dok Leipzig e APCA de melhor documentário; e Orestes, de 2015, que também ganhou o prêmio APCA, entre outros. Ambos os filmes figuram na lista dos melhores documentários brasileiros de todos os tempos em levantamento feito pela Abracine – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Siqueira é mineiro, trabalha e vive em São Paulo desde 2002.