Mulher descobre ser lésbica após abandonar pílula anticoncepcional: ‘Foi um despertar sexual’

Um estudo envolvendo 2.000 mulheres, publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B, sugeriu que a pílula poderia afetar a percepção das mulheres sobre a atratividade

Uma mulher australiana de 28 anos compartilhou como sua vida mudou drasticamente após parar de tomar pílula anticoncepcional. Amy Parker, de Adelaide, revelou que abandonar o contraceptivo hormonal a levou a um “despertar sexual” que a fez se identificar como lésbica. A decisão foi tomada em fevereiro, após o término de um relacionamento de sete anos com seu ex-namorado. Inicialmente, Amy não quis se envolver romanticamente novamente, mas ao voltar para os aplicativos de namoro em maio, percebeu algo inesperado: a ideia de se relacionar com homens a enchia de desconforto e desgosto.

Australiana Amy Parker, de Adelaide, está em novo relacionamento — Foto: Reprodução/Instagram

Essa mudança a levou a ajustar os filtros de seu aplicativo para buscar apenas mulheres, e foi aí que tudo mudou. Amy conta que, ao explorar essa nova possibilidade, sentiu algo inédito: “Eu me sentia intrigada e animada, como se estivesse descobrindo algo novo sobre mim mesma”, disse ao Daily Mail. Poucos meses depois, ela começou a namorar Bonnie, com quem está em um relacionamento há quatro meses. “Estar em um relacionamento com uma mulher não é comparável. Eu finalmente entendi como a intimidade deveria ser, e é como se eu tivesse perdido isso a minha vida inteira”, afirmou.

Amy acredita que os 13 anos que passou tomando pílula mascararam sua verdadeira identidade sexual. “Eu já tinha ouvido falar que a pílula pode influenciar sua atração sexual, mas não imaginava que seria nesse nível. É assustador pensar no quanto isso pode ter influenciado os últimos anos da minha vida. Agora me sinto livre, como se finalmente tivesse descoberto minha forma mais verdadeira”, desabafou. A australiana começou a tomar o anticoncepcional aos 15 anos e só agora percebe o impacto que ele pode ter tido em sua vida.

Embora não existam estudos científicos definitivos que comprovem uma ligação direta entre o uso da pílula e mudanças na sexualidade, especialistas reconhecem que os hormônios femininos liberados pelo contraceptivo podem influenciar percepções e desejos. Um estudo envolvendo 2.000 mulheres, publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B, sugeriu que a pílula poderia afetar a percepção das mulheres sobre a atratividade e, portanto, poderia levar uma mulher a não achar mais nenhum gênero atraente.

PUBLICIDADE