Mesmo com chuvas, Rio Acre segue em queda e não deve voltar a transbordar, diz Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil informou que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias, mas em menor volume

A previsão da Defesa Civil Municipal é de que o nível do Rio Acre, que já saiu das cotas de transbordamento e alerta na capital, atingindo 12,66 m na medição das 12h desta terça-feira (25), continue em queda.

O coordenador do órgão, coronel Cláudio Falcão, disse à reportagem do ContilNet que o afluente só não está descendo mais rápido por conta da situação do Riozinho do Rola. Nos demais municípios que fazem parte da bacia do Rio Acre, a situação está normalizada.

Rio Acre na região da quarta ponte em Rio Branco/Foto: Jardel Angelim/Rede Amazônica

“A avaliação é que ele deve continuar em vazante. Inclusive, essa vazante deveria até ser mais rápida se não fosse a situação do Riozinho do Rola. Então, a bacia do Rio Acre – apesar de o Riozinho do Rola fazer parte dela – está, neste momento, em condições normais, dentro da normalidade do período. Lá em Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Xapuri e demais municípios, o nível está tranquilo, ou seja, dentro da normalidade”, disse Falcão.

“O Riozinho do Rola ainda está acima de 15 metros, então ele faz com que essa vazante não seja tão rápida. De certa maneira, isso é bom, porque, quanto mais rápida a vazante, mais ocorre erosão nas margens. Mas, ainda assim, a tendência é que ele não suba mais nem tenha um aumento de nível. Ele deve continuar decrescendo de 50 a 70 centímetros por dia”, continuou.

Bairro da Base está cheio de lama após vazante do rio/Foto: Reprodução

O coronel afirmou ainda que está descartada a possibilidade de o rio voltar à cota de alerta e de transbordamento, que são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.

“Já descartamos qualquer possibilidade de ele voltar à cota de alerta. A cota de transbordamento já está totalmente descartada”, salientou.

Neste ano de 2025, o rio atingiu a marca máxima de 15,88 metros no dia 17 de março. Em 2024, o afluente chegou a 17,87 metros, registrando a segunda maior enchente da história de Rio Branco. O pior cenário foi em 2015, quando o rio atingiu 18,40 metros.

Previsão do tempo para os próximos dias

Falcão informou que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias, mas em menor volume.

“A previsão ainda indica chuva, mas em volumes pequenos. Será uma quantidade que não deve alterar o cenário”, pontuou.

Limpeza dos bairros

Os bairros afetados pela cheia já estão em processo de limpeza e, em breve, as famílias atingidas e desabrigadas devem retornar para suas casas.

Com vazante do Rio Acre, Prefeitura de Rio Branco inicia mutirão de limpeza nos bairros afetados pela enchente/Foto: Reprodução

“Os bairros afetados estão sendo limpos. Ainda não estão totalmente limpos, mas o processo está em andamento. São muitos bairros, e estamos avançando nessa limpeza. A previsão é que, até quinta-feira, concluamos, pelo menos, os mais críticos, para que as famílias possam retornar para casa”, finalizou.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.