Parto inesperado em área alagada: indígena dá à luz durante resgate em Tarauacá

Bombeiros realizam parto em residência alagada em Tarauacá durante resgate de família afetada pelas enchentes

Uma mulher indígena da etnia Kaxinawá deu à luz um menino em sua casa, que estava alagada devido à cheia do Rio Tarauacá, em Tarauacá, cidade do Acre. O parto ocorreu na madrugada de terça-feira (18) durante um resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros. A equipe foi acionada para retirar a família de uma área inundada, mas ao chegar no local, a gestante já estava em trabalho de parto.

Resgate em embarcação transporta mãe e bebê até a maternidade após parto assistido pelos bombeiros em área alagada de Tarauacá/Foto: Arquivo/7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre

Os bombeiros, que estavam inicialmente preparados para o transporte da parturiente, ajudaram no nascimento do bebê. A situação ocorreu no bairro Senador Pompeu, uma das áreas mais afetadas pela cheia, que atingiu 45% do município.

Bombeiros seguram o bebê recém-nascido após parto realizado durante resgate em Tarauacá, no Acre/Foto: Arquivo/7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre

Após o parto, mãe e bebê foram encaminhados para a maternidade local em uma embarcação, onde receberam atendimento médico. Ambos passam bem, e a criança nasceu saudável. A família tentou entrar em contato com a Secretaria de Saúde Indígena e com o Samu, mas não obteve retorno, por isso, acionou os bombeiros para o resgate.

O Rio Tarauacá transbordou no último sábado (15), resultando no alagamento de várias casas e áreas da cidade. De acordo com a Defesa Civil Municipal, 20 famílias, totalizando 90 pessoas, estão abrigadas, e outras 40 foram desalojadas. A cheia atingiu cerca de 2,5 mil moradores diretamente. As informações são do g1 Acre.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.