Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra o sarampo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e com apoio do Ministério da Saúde, realizou no último dia 15 de julho o Dia D de vacinação em todos os 22 municípios do estado. A mobilização resultou na aplicação de 4.336 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O dia D de vacinação levou imunização para mais de 4 mil pessoas/Foto: Reprodução
A ação foi uma resposta preventiva ao cenário epidemiológico da região, após a Bolívia, país que faz fronteira com o Acre, declarar situação de emergência sanitária devido a um surto confirmado de sarampo. A circulação populacional entre os territórios aumentou a vulnerabilidade local, exigindo medidas imediatas para conter uma possível reintrodução do vírus.
Como parte da estratégia, o governo do Acre decretou no dia 17 de julho situação de emergência em saúde pública por 90 dias. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial, permite ampliar ações de vigilância, acelerar campanhas de vacinação e garantir resposta coordenada à ameaça sanitária.
“A vacinação não é apenas uma medida de proteção individual, mas um pacto coletivo pela saúde pública. O Dia D traz uma resposta estratégica e ágil, que só foi possível graças à união entre Estado, municípios e governo federal”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
A campanha teve como público-alvo crianças a partir dos 6 meses até adultos de 59 anos, com foco especial em pessoas com a caderneta de vacinação incompleta ou desatualizada. Equipes de saúde atuaram inclusive em áreas de difícil acesso para alcançar o maior número possível de moradores.
Entre os municípios com maior número de doses aplicadas estão Rio Branco (1.093), Cruzeiro do Sul (309), Feijó (292) e Marechal Thaumaturgo (291). Veja a lista completa por município:
- Rio Branco – 1.093
- Cruzeiro do Sul – 309
- Feijó – 292
- Marechal Thaumaturgo – 291
- Tarauacá – 210
- Xapuri – 212
- Santa Rosa do Purus – 206
- Mâncio Lima – 198
- Epitaciolândia – 172
- Manoel Urbano – 178
- Sena Madureira – 150
- Acrelândia – 149
- Brasiléia – 143
- Porto Walter – 131
- Assis Brasil – 133
- Bujari – 120
- Porto Acre – 113
- Senador Guiomard – 74
- Rodrigues Alves – 71
- Jordão – 91
