Metanol: confirmação de morte cerebral de mulher contaminada é incerta

metanol:-confirmacao-de-morte-cerebral-de-mulher-contaminada-e-incerta

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, divulgou neste domingo (5/10), que os exames realizados para constatar a morte cerebral de Bruna Araújo foram inconclusivos. A mulher, de 30 anos, é o único caso confirmado na cidade de contaminação por metanol e teve a abertura do protocolo de morte encefálica nessa sexta-feira (5/10).

Segundo a administração municipal, os exames foram realizados nesse sábado (4/10). Bruna segue internada na UTI do Hospital das Clínicas da cidade, sedada, realizando hemodiálise e em acompanhamento com neufrologia e neurologia, em estado grave.

Além dela, estão internados 51 pacientes – este com casos ainda investigação sobre a suspeita de contaminação por metanol – na rede hospital de São Bernardo. A cidade já notificou 56 casos suspeitos e Bruna é o único registro confirmado de contaminação por metanol.

São Bernardo é a segunda cidade mais afetada pela intoxicação com metanol.

Mortes no estado de SP

Até o momento desta publicação, a Prefeitura de São Paulo confirmou duas mortes causadas por intoxicação por metanol na capital paulista. Uma vítima é um homem, de 46 anos, identificado como Marcos Antônio Jorge Junior, que faleceu nessa quinta-feira (2/10), após dar entrada no Hospital Municipal Dr. Carmino caricchio, no Tatuapé, com sintomas de contaminação no dia 29 de setembro.

A pasta já havia confirmado uma primeira morta causada pela contaminação por metanol no dia 15 de setembro, o empresário Ricardo Lopes Mira. Ele apresentou sintomas no dia 9 do mesmo mês e foi atendido pela rede privada.

Essas são as duas únicas mortes confirmadas no Brasil até o momento. A secretaria municipal lamentou as duas perdas.

Leia também

O número de mortes de intoxicação por metanol no estado de São Paulo subiu para nove — duas confirmadas na capital e sete investigadas. Dos óbitos ainda apurados, quatro são na cidade de São Paulo, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru, no interior paulista.

Já número de casos de intoxicação por metanol no estado subiu para 192. Ao todo, 14 casos foram confirmados e 178 estão em investigação.

14 imagensAutoridades paulistas realizam operações contra a intoxicação por metanol em bebidasAutoridades apreenderam em um mercadinho mais de 40 garrafas de whisky, gin e vodcaProcon participa da operação tambémPolícia de SP diz que investiga quatro casos de contaminação por metanol na capital e mais quatro na Grande SPUm estabelecimento no Jardins, outro na Mooca, um na Vila Mariana e outro em São Bernardo foram interditadosFechar modal.1 de 14

Peritos analisam destilados em SP

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo2 de 14

Autoridades paulistas realizam operações contra a intoxicação por metanol em bebidas

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo3 de 14

Autoridades apreenderam em um mercadinho mais de 40 garrafas de whisky, gin e vodca

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo4 de 14

Procon participa da operação também

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo5 de 14

Polícia de SP diz que investiga quatro casos de contaminação por metanol na capital e mais quatro na Grande SP

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo6 de 14

Um estabelecimento no Jardins, outro na Mooca, um na Vila Mariana e outro em São Bernardo foram interditados

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo7 de 14

Entre terça e quarta, foram apreendidas 800 garrafas de bebidas alcoólicas suspeitas de adulteração

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo8 de 14

Vigilância Sanitária trabalha em conjunto com a Policia Civil de SP

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo9 de 14

Duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento na intoxicação por metanol

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo10 de 14

Só nesta terça-feira, 112 garrafas de vodca foram apreendidas em diversos pontos da capital paulista

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo11 de 14

Os bares estão sendo interditados de maneira cautelar

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo12 de 14

Operação apreendeu 50 mil garrafas de bebidas adulteradas

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo13 de 14

Quatro estabelecimentos foram interditados e um proibido de vender bebidas alcoólicas após operação em SP

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo14 de 14

Vigilância Sanitária interditou alguns estabelecimentos em SP

Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo

Veja números da intoxicação por Metanol em SP:

Casos e mortes até este domingo (5/10)

  • 2 mortes confirmadas.
  • 7 mortes sob investigação (sem contar as confirmadas).
  • 14 casos confirmados por intoxicação por metanol em bebida adulterada.
  • 178 casos em investigação de intoxicação por metanol (sem contar confirmados).

Estabelecimentos interditados e prisões 

  • 10 estabelecimentos interditados cautelarmente pelas Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal.
  • Capital: Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, M’Boi Mirim, Cidade Dutra.
  • Grande SP: Osasco (2), São Bernardo do Campo (1) e Barueri (1).
  • 41 pessoas presas em todo o ano por falsificação de bebidas, 8 delas apenas nesta semana.

Tratamento de pacientes

Também nessa sexta-feira, o governo de São Paulo anunciou a compra e distribuição de 2 mil novas ampolas de álcool etílico, usado no tratamento de pacientes com intoxicação por metanol. A aquisição foi realizada pela Secretaria de Estado e destinada aos centros de referência estaduais.

Um novo protocolo promete agilizar a análise dos casos. Os testes em amostras de sangue e urina devem ser concluídos em até uma hora no Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (LATOF) do Departamento de Química da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP).

Interdição de estabelecimentos

Em meio ao aumento de intoxicações por bebidas adulteradas com metanol, o governo estadual interditou 10 estabelecimentos suspeitos de comercializar produtos adulterados.

11 imagensEstabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanolEstabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanolTorres Bar, na MoccaVilla Jardim, em São Bernardo do CampoFechar modal.1 de 11

Estabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanol

William Cardoso/Metrópoles2 de 11

Estabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanol

William Cardoso/Metrópoles3 de 11

Estabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanol

William Cardoso/Metrópoles4 de 11

Torres Bar, na Mocca

Google Maps/Reprodução5 de 11

6 de 11

Villa Jardim, em São Bernardo do Campo

Google Maps/Reprodução7 de 11

8 de 11

9 de 11

10 de 11

11 de 11

Estabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanol

William Cardoso/Metrópoles

Os bares e distribuidoras estão localizados nos bairros: Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins, Mooca, e M’Boi Mirim, na capital, e nas cidades de Osasco, São Bernardo do Campo e Barueri, na Grande São Paulo. A ação faz parte do comitê de crise aberto pelo governo, que interdita estabelecimentos com base em ocorrências de suposta venda de bebidas adulteradas.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.