A sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta terça-feira (10) foi marcada pelo retorno do deputado estadual Luís Tchê (PDT) ao mandato. O parlamentar havia se licenciado do cargo em 2023 para assumir a Secretaria de Agricultura (Seagri).
Em entrevista ao ContilNet, Tchê afirmou que a decisão de reassumir o mandato está ligada ao calendário eleitoral, que estabelece o prazo de desincompatibilização até abril deste ano. Além disso, ele destacou a necessidade de se dedicar à organização do PDT, partido do qual é presidente estadual, para as próximas eleições. Em 2024, por exemplo, a sigla não conseguiu formar chapa para vereador em Rio Branco e, segundo ele, a intenção é evitar que isso se repita.
“A minha volta para a Assembleia é devido ao calendário eleitoral, que vem esse dia 3 de abril. Mas eu tenho um partido, preciso organizar partido, preciso preparar o partido para as próximas eleições. E a Secretaria da Agricultura me consome o tempo todo. A agricultura não para, então é de domingo a domingo. E eu entendi que seria melhor eu voltar nesse período para poder organizar”, disse.
O deputado também comentou a relação com a vice-governadora Mailza Assis, pré-candidata ao governo pelo Progressistas, e afirmou que o retorno ao parlamento envolve o apoio ao projeto político dela.
“Ajudar a nossa vice-governadora Mailza, com certeza. Tem montagem de chapa, tem muita coisa para fazer nesse período que é extremamente importante. É montar o time para preparar para as eleições. Quem montar o melhor time vai sair melhor nas eleições”, completou.
