Lula defende fim da escala 6×1 e critica Caiado: ‘se dependesse dele, as pessoas trabalhariam 14 horas’

lula-defende-fim-da-escala-6×1-e-critica-caiado:-‘se-dependesse-dele,-as-pessoas-trabalhariam-14-horas’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (5), o fim da escala 6×1 e afirmou que o Brasil precisa discutir mudanças na jornada de trabalho. Segundo ele, o modelo atual limita a qualidade de vida dos trabalhadores e reduz o tempo disponível para estudo, reflexão e convivência familiar. A fala foi dita durante entrevista no Uol.

  • Caiado defende fim da reeleição como pilar para 2026: ‘Quatro anos bastam’

“Está na hora de a gente fazer uma mudança na jornada de trabalho no Brasil. O povo tem que ter mais tempo de estudar, de pensar”, declarou o presidente.

Além disso, Lula criticou diretamente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), após o chefe do Executivo goiano afirmar que “não tem ninguém” trabalhando em escala 6×1 no país. Para o presidente, a declaração ignora a realidade de milhões de brasileiros.

“Se dependesse, as pessoas trabalhariam 14 horas. Aumentaria a jornada sem pagar adicional”, afirmou Lula, ao rebater a fala de Caiado.

O presidente também reforçou que a discussão sobre a jornada de trabalho não é apenas econômica, mas social. Segundo ele, reduzir o tempo excessivo dedicado ao trabalho pode melhorar a produtividade, a saúde mental e a formação dos trabalhadores, além de fortalecer a vida familiar e comunitária.

Leia mais no BacciNotícias:

  • Lula empata com Flávio Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, diz pesquisa
  • ‘Olham pra mim e enxergam o presidente Bolsonaro’, diz Flávio
  • Kim Kataguiri detona escolha de Flávio Bolsonaro: ‘entrega a eleição de bandeja para a esquerda’