No Acre, servidor diz estar sendo ameaçado após denunciar suposto desvio de lenha pública

Autor de vídeo que embasou denúncia contra filho de secretário afirma ter sido intimidado por colega armado

O servidor municipal que filmou o caso afirmou nesta quarta-feira (11) que passou a sofrer ameaças e intimidações após denunciar o caso.
De acordo com o servidor, na manhã desta terça-feira (10), ao chegar para trabalhar na Secretaria de Obras, foi abordado por um colega e sofreu ameaças. Foto: Reprodução

O caso envolvendo o suposto uso irregular de lenha adquirida com dinheiro público em Tarauacá ganhou um novo capítulo. O servidor municipal que filmou o caso afirmou nesta quarta-feira (11) que passou a sofrer ameaças e intimidações após divulgar um vídeo relacionado à denúncia que resultou no afastamento do secretário municipal de Obras.

Segundo a denúncia, uma caçamba, pertencente à Secretaria Municipal de Obras estaria sendo utilizada para transportar lenha adquirida com recursos públicos para uma cerâmica localizada no município vizinho, Feijó. De acordo com a narração do vídeo, o material estaria saindo diretamente do pátio da Secretaria Municipal de Obras e teria como destino uma olaria que, segundo o denunciante, pertence ao filho do secretário da pasta, Delmar Damasceno. O Contilnet tentou contato com o gestor, mas, até o momento, não obteve respostas. O espaço, no entanto, segue aberto.

De acordo com o servidor, na manhã desta terça-feira (10), ao chegar para trabalhar na Secretaria de Obras, foi abordado por um colega, que estaria em posse de uma arma branca. Ele relata que o homem teria o chamado para briga e o acusado de ser “inconfiável” e “bandido” por ter feito o vídeo.

“Estou recebendo retaliação e até ameaça de morte”, declarou, acrescentando ainda que não reagiu à provocação e procurou a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência.

O denunciante diz esperar que as autoridades adotem as providências necessárias e pede apoio diante da situação. “Agora está nas mãos da Justiça”, afirmou.

Ainda nesta terça-feira (10), Delmar solicitou oficialmente afastamento do cargo. O pedido foi protocolado na Prefeitura no dia 9 de fevereiro de 2026. No documento encaminhado ao prefeito Rodrigo Damasceno Catão, o secretário afirma que a decisão tem como objetivo preservar a transparência da administração pública e evitar qualquer interferência em eventuais apurações administrativas. O requerimento cita princípios constitucionais como legalidade, moralidade e lisura dos atos públicos.

VEJA TAMBÉM

Uma acusação de uso indevido de bens públicos levou o secretário municipal de Obras de Tarauacá, Delmar de Jesus Cavalcante Damasceno, a pedir afastamento do cargo nesta semana.

Lulu Neri, ex vereador do município, à esquerda. Assis Souza. à direita/Foto: Reprodução

Após o pedido formal de afastamento, começaram a surgir especulações sobre possíveis nomes para substituir Delmar no comando da pasta.

Um dos nomes mais citados é o do ex-vereador Lulu Neri, que já ocupou o cargo de secretário de Obras durante a gestão da então prefeita Marilete Vitorino, atual vice-prefeita do município.

Outro nome ventilado é o de Assis Souza, ex-chefe do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) em Tarauacá.

A expectativa é que o novo titular da Secretaria Municipal de Obras seja anunciado nos próximos dias, por meio de decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado.

PUBLICIDADE