Acre é inserido em programa federal de rotas de integração com países da América do Sul

A ideia é melhorar a conexão entre os países sul-americanos

Uma nova iniciativa do governo federal passou a incluir o Acre em um plano estratégico para fortalecer a ligação do Brasil com outros países da América do Sul e com o Oceano Pacífico. O estado agora faz parte do Programa Rotas de Integração Sul-Americana, criado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (3).

O programa busca organizar e integrar ações em áreas como transporte, comunicação digital, energia, meio ambiente e cultura. A ideia é melhorar a conexão entre os países sul-americanos, facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias e estimulando o desenvolvimento das regiões de fronteira.

Estrada do Pacífico é uma alternativa para chegar aos destinos asiáticos com mais rapidez. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Dentro desse plano, o Acre integra totalmente a chamada Rota Quadrante Rondon, um dos cinco grandes eixos do programa. Essa rota é multimodal, ou seja, envolve diferentes formas de transporte, como rodovias, rios e sistemas de energia e comunicação. Além do Acre, o trajeto passa por Rondônia e por partes do Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ligando o Brasil ao Peru, à Bolívia e ao norte do Chile, com acesso a portos no Oceano Pacífico.

A inclusão do estado reconhece a posição estratégica do Acre no mapa sul-americano. Com isso, o governo federal pretende reduzir custos de transporte, ampliar o comércio entre os países vizinhos e incentivar o crescimento econômico em áreas próximas às fronteiras.

A coordenação do programa ficará sob responsabilidade do Ministério do Planejamento e Orçamento, que deverá trabalhar em conjunto com estados e municípios. Apesar de a criação do programa não garantir, de imediato, novos recursos no Orçamento da União, o governo poderá incluir projetos ligados às rotas integradas em planejamentos futuros, abrindo espaço para possíveis investimentos no Acre ao longo do tempo.

PUBLICIDADE