Padre Antonio Maria completa 80 anos e segue na missão de motivar a fé

O religioso, que conversou com a coluna com exclusividade, ganhou de presente um novo cenário em seu programa na TV Aparecida

Padre Antonio Maria, que em agosto completa 80 anos, está entre os religiosos mais carismáticos e populares da Igreja Católica. É do tipo que vai aonde o povo está, mas também é bem requisitado pelos famosos, casando ou batizando seus filhos. E é multifacetado. Além de representante da palavra de Deus, é um ótimo comunicador e cantor.

Diariamente, às 6h15 e 19h, o sacerdote, nascido no bairro de Magalhães Bastos, na zona oeste do Rio de Janeiro, está na tela da TV Aparecida comandando uma das atrações mais assistidas no canal e acessadas no Youtube: o Terço de Aparecida.

TV Aparecida/Divulgação

E em julho, o Terço de Aparecida, que é gravado dentro do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), vai ganhar um novo cenário. Em entrevista exclusiva à coluna, padre Antonio Maria, que atualmente mora em Jacareí, no Vale do Paraíba (SP), falou sobre essa novidade às vésperas de seu aniversário, da importância da prática de rezar terços, do poder da internet para a evangelização e a origem de sua fé em Nossa Senhora.

Aqui, o padre Antonio Maria ainda manda uma mensagem para os gaúchos nesta jornada de reconstrução após a grande tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul.

Confira a entrevista completa

Diariamente, o senhor conduz o Terço de Aparecida, que possui grande público pela TV Aparecida. Na sua opinião, qual a importância da oração do terço na fé católica?
Primeiro, eu quero dizer que é uma graça muito grande para mim. É um presente de Deus! Rezar o terço é muito importante, pois estamos dizendo para Nossa Senhora, para Jesus, para Deus que nós os amamos. Quando as pessoas se amam, elas não repetem toda hora “eu te amo, eu te amo”? Cada Ave-Maria, para Nossa Senhora, é dizer isso! E o terço é importante porque ele nos faz meditar os momentos mais importantes de nossa Salvação, da Redenção que Cristo veio trazer, os mistérios como a gente chama. Então, vale a pena rezar o terço!

O Terço de Aparecida tem grande visualização diariamente no Youtube da TV Aparecida. Como o senhor vê os conteúdos católicos cada vez mais disponíveis na internet e com fácil acesso?
Eu acho isso maravilhoso! No tempo de Jesus não havia internet, televisão, rádio, por isso que Ele disse “Aquilo que vos disse em segredo, pregai sobre os telhados”, pois era a melhor maneira naquele tempo, subir nos telhados e gritar para as pessoas ouvirem. Hoje, não precisamos subir nos telhados e temos que aproveitar esses meios maravilhosos para levar a mensagem de Jesus. Como o próprio Jesus disse “os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz”, é palavra de Jesus. E, temos que acabar com isso! Nós somos filhos da luz e temos que ser muito mais espertos usando todos os meios lícitos para levar o Evangelho mais adiante.

O Terço de Aparecida ganhará um novo cenário em julho. Pode adiantar um pouco como será?
É uma renovação e temos que renovar a cada dia o nosso coração para ser um cenário vivo do terço. Sempre é bom a gente ter o cantinho próprio das nossas orações e em casa também! Vejam um cenariozinho, façam um estúdio em sua casa para rezar o terço. Ajuda muito! E eu estou muito feliz que vamos inaugurar esse cenário, que está muito bem preparado e que nos deixa ainda mais pertinho da Mãe, pois estamos sob a Basílica e é sempre uma bênção estar sob o manto da Mãe. Vale a pena!

Sabemos como a sua devoção mariana é forte. Como isso começou?
Eu sou filho de pais portugueses e os portugueses têm um canto a Nossa Senhora onde eles dizem “enquanto houver portugueses, tu serás o seu amor”. Então, eles (portugueses) são marianos. Por isso que a nossa Mãe escolheu também Fátima para aparecer àqueles pastorinhos, onde ela falou a nossa língua! E eu, desde menino, aprendi a amar Nossa Senhora e eu digo até a gostar, embora tenha pessoas que me corrijam. Dá gosto amar Maria, é gostoso amar Jesus, é gostoso rezar! E eu sou mariano desde pequenininho. A minha mãe, minha avó materna, vovó Maria, me ensinaram a amar Nossa Senhora. E houve, quando eu tinha uns 10 aninhos, uma visita na minha casa de uma imagem de Nossa Senhora, conhecida como Mãe Peregrina, Mãe de Schoenstatt ou Mãe Três Vezes Admirável, ela foi e ficou uma noite e um dia. Mamãe preparou um altar muito bonitinho com lamparinas e quando eu voltei da escola primária, eu acho que estava cursando a terceira série, entrei na sala e ela parecia uma catedral para mim, menino. Então, eu me ajoelhei diante da imagem, sozinho, enquanto mamãe estava na cozinha fazendo o almoço, e notei que Nossa Senhora olhava para mim. O quadro foi pintado por um pintor italiano chamado Crosio, de uma tal maneira que a gente realmente vê a Mãe nos olhando. Eu, um menino, fui para o outro canto da sala e ela ainda me olhava, fui para um outro lado e ela continuava me olhando, e aquilo me tocou profundamente. Corri para a cozinha e disse “mamãe, mamãe, a Mamãe do Céu gosta de mim!”. A minha mãe perguntou por que eu estava dizendo aquilo e eu respondi “porque ela não para de me olhar!”. Foi aí que senti, realmente, a presença de Maria na minha vida e hoje eu posso dizer que nos meus 80 anos de vida ela nunca deixou de me olhar e eu quero sempre olhar para ela!

Tendo em vista os recorrentes desastres naturais pelos quais o Brasil passa, como a grande enchente do Rio Grande do Sul, deixe uma mensagem para os gaúchos:
Primeiro, tenho que dizer que amo o Rio Grande do Sul, porque quando eu tinha 16 anos, sentindo o chamado de Deus e decidindo seguir a vida religiosa, meu pároco me levou para o seminário em Valevênia (RS). Não fica longe de Santa Maria (RS), bem no centro do estado e pertence a São João do Polêsine. Depois da minha terra natal, que é o Rio de Janeiro, eu amo o Rio Grande do Sul e quero dizer a vocês, meus irmãos e minhas irmãs gaúchos, que estou rezando muito por vocês, pois é o que posso fazer. Não tenho muito dinheiro para enviar a vocês, mas envio a riqueza da oração, porque toda oração é uma riqueza. Então, vou rezar o terço hoje nas intenções de vocês com muito amor e carinho. E sempre aprendi que vocês são um povo lutador. Bá, tchê!… Que gente forte! Então, para frente! Vai dar tudo certo, na hora de Deus! Deus vos abençoe e vos guie, meus queridos, em nome e do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

PUBLICIDADE