TCE nomeia nova conselheira interina para ocupar cadeira de Valmir Ribeiro; saiba quem é

A designação foi feita pela presidente da Corte, Dulce Benício

Nova conselheira foi nomeada nesta quinta-feira/Foto: Reprodução

A auditora substituta Maria de Jesus Carvalho de Souza foi nomeada nesta quinta-feira (19) para exercer, de forma interina, o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC). Ela assume a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Valmir Ribeiro, oficializada na última semana.

A designação foi feita pela presidente da Corte, Dulce Benício, com o objetivo de assegurar a continuidade dos trabalhos até que seja concluído o processo de escolha do novo titular.

VEJA MAIS: Conselheiro mais antigo do Brasil, Valmir Ribeiro, se despede durante cerimônia no TCE

Com a nomeação, Maria de Jesus passa a responder pelos processos que estavam sob relatoria do conselheiro aposentado, absorvendo o acervo e as demais atribuições vinculadas ao gabinete. A medida mantém o quórum necessário para as deliberações do Pleno e da 2ª Câmara, evitando prejuízos ao andamento das sessões e julgamentos.

Sucessão inédita

Com a vacância, começa também a movimentação para a escolha do novo conselheiro efetivo. A definição será inédita na história da Corte acreana: pela primeira vez, a indicação sairá do Ministério Público de Contas do Acre (MPC).

Sede do TCE/Foto: Reprodução

Conforme prevê a Lei Complementar nº 38, em seu artigo 108, inciso II, a sétima vaga do TCE é de indicação exclusiva do MPC. O órgão deverá elaborar uma lista tríplice, que será encaminhada ao governador Gladson Cameli, responsável pela escolha final. Caso confirmado, será o segundo conselheiro indicado por ele à frente do Palácio Rio Branco.

Nos bastidores, a expectativa é de que a definição observe critérios como idade e classificação no concurso público de ingresso na instituição. Entre os nomes mais citados para compor a lista tríplice estão os procuradores Mário Sérgio Neri de Oliveira, Anna Helena de Azevedo Lima Simão e Sérgio Cunha Mendonça.

PUBLICIDADE