27 de abril de 2024

Invictus Futsal Clube une ação social com incentivo ao esporte em Rio Branco

“Quando esses garotos te trazem uma alegria de forma tão natural, é algo magnífico, inexplicável. Esse sentimento faz a gente saber que está no caminho certo.” É com essa declaração que Matheus Tavares (23) define o motivo pelo qual ainda investe na realização do projeto Invictus.

Com dois anos de atuação, completados em fevereiro deste ano, o Invictus Futsal Clube une incentivo ao esporte com ação social. Em parceria com a amiga Nakagima Sanllay (26), o que começou como uma série de peladas no bairro, passando de quintal em quintal, agora chega a atender cerca de 150 jovens entre 13 e 26 anos. Ano passado, o projeto foi ainda mais popularizado pela participação do time no Sub-17 da Federação Acreana de Futsal.

Antes eram apenas sete jovens. Hoje, essa rede já alcança mais de 100 jovens com idades entre 13 e 26 anos. Foto: Arquivo pessoal

“Sempre fui o mais velho da turma, então comecei a incentivar esses meninos para que saíssem do mundo das drogas – ao mesmo tempo em que essa saída também viesse com algo que eles gostam, que é o futsal”, explicou Matheus.

O atendimento alcança jovens de diversos bairros, incluindo Cidade do Povo, Conquista, Calafate, Esperança e Sobral. O principal objetivo é tirar os jovens da ociosidade, sendo que alguns deles já chegaram a atuar como “aviõezinhos” (meninos que fazem entregas de drogas) e vítimas de violência.

“Além do esporte e da atividade física, realizamos palestras, buscamos apoio da área da saúde para conversar sobre assuntos como doenças sexualmente transmissíveis, higiene pessoal, hábitos saudáveis… Além de dialogar sobre outros temas, como machismo, convivência social e bem-estar”, destacou Nakagima.

Entre as integrantes das atividades promovidas pela dupla fundadora do Invictus, estão Andressa Dias (22) e Sandia Araújo (20). Andressa concluiu o ensino médio e se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto Sandia gerencia uma loja de skates e passou no vestibular para o curso de enfermagem. Ambas souberam dessas ações através das redes sociais.

O Invictus Futsal Clube une incentivo ao esporte com ação social. Foto: Arquivo pessoal

“Me chamou muito a atenção como aquilo tudo parecia divertido. Vi algumas postagens no Facebook, mandei mensagem, e logo eu estava participando dos treinos. O que me fascinou foi a dedicação deles em realmente ensinar e se preocupar com a gente. Somos uma grande família”, disse Sandia.

Atualmente, Matheus, que é designer gráfico, também estuda fisioterapia, e Nakagima, publicitária por formação, estuda direito. Entretanto, nenhum dos dois está atuando no mercado de trabalho, e os recursos para os treinos, eventos e palestras fica reduzido, pois muito ainda se consegue com o apoio das famílias dos dois.

“Agradecemos muito aos colégios Acreano (bairro Centro) e João Aguiar (bairro Manoel Julião), que cedem as quadras para os treinos da equipe sem cobrança pela utilização. Mas precisamos de auxílio para continuar atuando. Está difícil manter as atividades, pois não temos quadra própria, e isso dificulta ainda mais os encontros, pois existe um custo da locomoção dos participantes dependendo do local cedido para nós”, detalharam Nakagima e Matheus.

Se você se interessou em participar ou ficou interessado em ajudar o projeto de alguma forma, entre em contato através das páginas no Facebook (www.facebook.com/invfc) e no Instagram (@invictusfclube), ou ligue para (68) 99223-2762 ou (68) 99974-7191

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost