Mesmo após a suspensão do atendimento público presencial por determinação do decreto que colocou o Acre na fase vermelha por conta da pandemia da Covid-19, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/Ac) mantém o compromisso de buscar alternativas para que os usuários não sejam prejudicados.
Uma das opções para acessar os serviços da autarquia é usar a função de envio de e-mails. São diversos serviços, em que o usuário economiza tempo e ganha comodidade. Como, por exemplo, para o proprietário de veículos que já tem algum processo aberto, a Divisão de Atendimento ao Público-Veículos oferece a opção de verificar a situação do processo.
Quem precisa cancelar o cadastro do registro de autoatendimento por ter cometido algum erro também pode solicitar por e-mail.
Outro setor do Detran que oferece atendimento a distância, por e-mail, é a Coordenadoria de Veículos e Renavam, que possibilita o acesso a registros de declaração, recuperação e devolução de ocorrências de roubo ou furto de veículos, assim como atendimentos a agentes financeiros e empresas registradoras de contratos de gravames financeiros, além do atendimento a despachantes credenciados.
Além desses, diversos outros serviços e informações podem ser acessados via e-mail. A seguir, listamos os principais atendimentos realizados e os respectivos endereços de e-mail:
Serviços de Habilitação
Divisão de Atendimento ao Público CNH
– Ativação de CNH digital;
– Orientação aos usuários e credenciados;
– Outras solicitações.
E-mail: [email protected]
Coordenadoria de Habilitação e Renach
– Efetivação de processos de habilitação e CNHs solicitadas pela internet;
– Cancelamento de processos;
– Lançamento de cursos especializados realizados a distância;
– Esclarecimento de dúvidas referentes a CNHs.
E-mail: [email protected]
Divisão de atendimento ao Público OCA
– Ativação da CNH digital;
– Orientação aos usuários;
– Outras solicitações.
E-mail: [email protected]
Serviços de Veículos
Divisão de Atendimento ao Público Veículos
– Consulta de processos (transferência e 2ª via de CRV);
– Exclusão de cadastros do autoatendimento.
Emails: [email protected] e [email protected]
Coordenadoria de Veículos e Renavam
– Registro de declaração, recuperação e devolução de ocorrências de roubo ou furto de veículos;
– Atendimentos a agentes financeiros, empresas registradoras de contratos de gravames, despachantes credenciados;
– Regularização de veículos com pendências junto ao Sistema Renavam (judiciais, leilão, RFB e outros).
Emails: [email protected] e [email protected]
Divisão de Registro e Licenciamento de Veículos
– Liberação de CRLV-e para impressão pelo Autoatendimento;
– Efetivação de processos e geração do CRV-e;
– Inclusão e exclusão de restrições administrativas.
E-mail: [email protected]
Serviços de Multas
Divisão de Defesa Prévia
– Informações relativas ao andamento de defesas.
E-mail: [email protected]
Secretaria de Apoio à Jari
– Informações relativas ao andamento de recursos.
E-mail: [email protected]
Secretaria de Apoio ao Cetran
– Informações relativas ao andamento de recursos;
– Informações sobre pedidos de efeito suspensivo.
E-mail: [email protected]
Coordenadoria de Infrações
– Esclarecimento de dúvidas sobre infrações.
E-mail: [email protected]
Prescrição de Multas
– Consulta de processos de prescrição e envio de resposta em caso de autorização expressa do requerente.
E-mail: [email protected]