24 de abril de 2024

Asteroide do tamanho de um carro passou raspando na Terra na última terça

Na última terça (7), um asteroide do tamanho de um carro passou raspando na Terra e a trajetória exata só foi calculada poucas horas após sua descoberta, segundo o site americano especializado em astronomia EarthSky.

O objeto espacial foi descoberto por astrônomos do observatório do Monte Lemmon, no Arizona (EUA), e recebeu o nome 2021 RS2.

De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near-Earth Object Studies) da Nasa, citado pelo site, a menor distância entre o asteroide e nosso planeta se deu às 04h28 de quarta (8/9).

Ele é a rocha espacial que passou mais perto da Terra em 2021, segundo o EarthSky, e o 81º asteroide deste ano com trajetória incluída na distância entre a Lua e nosso planeta (que é de 384.400).

Na verdade, o 2021 RS2 cruzou o céu a apenas 15.340 km da superfície terrestre. Para se ter uma ideia de quanto isso é pouco, basta imaginar que o diâmetro da Terra é de cerca de 12.742 km e que o asteroide recém-descoberto passou a pouco mais de um “planeta” de distância da gente.

Como mostra o site especializado, a rocha espacial estava viajando a 63.353 km/h ou 17,59 km/s.

A boa notícia é que o objeto é considerado pequeno, com tamanho estimado em apenas 3,5 m de diâmetro. Não seria capaz de nos colocar em perigo se tivesse chocado contra a Terra.

O atrito com a atmosfera teria causado sua desintegração em forma de um meteoro brilhante e impressionante cruzando os céus, revela o EarthSky.

Asteroides pequenos como esse não são fáceis de rastrear, explica o site americano. Eles são especialmente difíceis de detectar quando localizados a certa distância da Terra. À medida que se aproximam, é mais provável que os localizemos.

Algumas décadas atrás, não teríamos sido capazes. Asteroides maiores, por outro lado, geralmente refletem a luz solar com mais eficiência. Portanto, podemos vê-los de uma distância maior e, muitas vezes, semanas antes de sua trajetória cruzar a do nosso planeta, afirma o EarthSky.

As rochas gigantescas, com centenas de quilômetros de extensão, costumam ter suas órbitas rastreadas constantemente.

O astrônomo Kacper Wierzchos fez a descoberta do 2021 RS2 em 7 de setembro usando um telescópio de 1,52 m instalado no Monte Lemmon, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost