O Ministério do Trabalho e da Previdência incluiu 22 novas ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que agora passa a ter 2.269 funções reconhecidas. Entre elas, a ocupação de policial penal foi incluída na lista.
De acordo com a página oficial da pasta, “o reconhecimento de uma ocupação é feito após um estudo das atividades e do perfil da categoria”.
Vale frisar que a classificação é apenas como reconhecimento da ocupação e não diz respeito à regulamentação, que é realizada por lei.
Concurso policial penal: oportunidades
Confira abaixo um panorama de oportunidades para área da polícia penal:
Concurso Polícia Penal DF: o concurso da Polícia Penal DF teve o edital publicado e está com as inscrições abertas. Ao todo, são 400 vagas imediatas e mais 779 oportunidades para o cadastro de reserva. As candidaturas podem ser feitas até o dia 11 de abril, pelo site do Instituto AOCP. As provas objetivas estão previstas para o dia 12 de junho de 2022. Os salários iniciais ofertados são de R$ 5.445,00.
Concurso Polícia Penal CE: estudos estão em andamento para realização de um novo concurso da Polícia Penal CE, entretanto, o certame só deve ser realizado em 2023. A informação foi dada em entrevista pelo próprio secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. O último concurso público para o cargo ocorreu em 2017, quando a carreira ainda era denominada de agente penitenciário.
Concurso Polícia Penal TO: no estado do Tocantis, foi publicado o Plano de Cargos e Salários da Polícia Penal, o que aumenta a expectativa da realização de novo certame. Vale ressaltar que em abril de 2021 foi publicada uma portaria instituindo servidores designados para planejar o orçamento autorizado para seleção.
Concurso Polícia Penal RN: o novo concurso Polícia Penal RN segue sem expectativa, mas em 2021 foi realizado o edital de remoção interna, o que pode indicar novas seleções. O último certame teve edital publicado em 2017, organizado pela banca IDECAN e com a oferta de 571 vagas.