O infectologista acreano e deputado Jenilson Leite disse em entrevista concedida ao ContilNet, nesta terça-feira (19), que “ainda é muito cedo” para liberar completamente o uso de máscaras contra à Covid-19 no Acre.
O especialista foi consultado após a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) anunciar que o executivo acreano deve lançar nos próximos dias um decreto desobrigando o uso do recurso em locais fechados.
SAIBA MAIS: Uso de máscaras em locais fechados não será mais obrigatório no Acre, diz secretária
“Ainda é muito cedo para tomar uma decisão como essa. Os espaços fechados ainda oferecem riscos para a proliferação do vírus e a contaminação de novas pessoas. As estatísticas nos deixam esperançosos, mas os cuidados devem ser mantidos”, explicou.
Jenilson argumentou que o Estado deveria esperar mais um pouco para tomar uma decisão nesse sentido.
“Deveríamos aguardar um pouco mais para transformar uma decisão como essa em um decreto. Eu considero que seria interessante esperar um pouco mais”, acrescentou.
A secretária Paula Mariano disse à nossa reportagem que o entendimento partiu do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 e está à disposição da Casa Civil.
“Deve se tornar um decreto nos próximos dias”, finalizou.
O número de infectados em todo o estado já alcançou a marca de 124.500. O número oficial de mortes por covid-19 permanece em 1.996.