Ativista pela legalização da maconha, o ator Ricardo Petraglia, de 71 anos, viralizou recentemente com um dos maiores pés que conseguiu plantar no quintal de sua casa, em Xerém, na Baixada Fluminense. Ele tem licença para plantar desde 2007, quando conseguiu um habeas corpus, depois de fazer uma operação no quadril e ficar com fortes dores na coluna.
Com a sua plantação, Ricardo faz o seu óleo medicinal, ele pode ter até seis pés floridos em casa. Na Justiça, ele alegou que nao conseguiria pagar pelo medicamento, que tem altos valores e precisa ser importado. Mas ele também faz uso da planta de outras formas, fumando e vaporizando a erva, por exemplo.
— Todo uso é medicinal e terapêutico. É a mesma planta. Você pode fumar, vaporizar, fazer uso tópico com pomadas, via oral com o óleo ou na comida, como supositório anal ou vaginal, que costuma ser usado para cólicas menstruais. Tem gente que diz: “Que medicinal, que nada! Olha o baseado na boca dele”. Mas o baseado é medicinal — explicou ele.
O ator também apresenta o podcast Mobydickshow, em que recebe convidados para falar do tema.