Ruas do Povo
Eber Machado (PSDC), o deputado recém-saído da base do governo, parece disposto a encher o saco do governador Tião Viana (PT). Afirma estar juntando documentos “comprometedores” sobre o programa Ruas do Povo para levar à tribuna e ao conhecimento das sociedade.
Experiência de meio bilhão
“Mais aberrante sobre esse Ruas do Povo foi o governo dizer que a primeira fase saiu malfeita porque estava fazendo uma experiência. Experiência com R$ 500 milhões que o povo do Acre vai pagar? Que brincadeira é essa”, questiona Eber Machado à coluna, de testa franzida, bem chateado.
Relação com o governo
Além do serviço malfeito e da grana torrada alossé pelo governo, Eber Machado trás à baila um assunto que muitos empresários tem vontade de expor, mas, por razões obvias, não o fazem: a relação do governo com as empresas, inclusive nas obras do Ruas do Povo. “Vou mostrar como isso funciona. É de fazer vergonha”, afirma.
Candidato a prefeito
Está certa como dois e dois são quatro a candidatura de Eber Machado a prefeito de Rio Branco. Ele confirma, inclusive, que convidou a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento (PPL), para ser sua vice. Perguntei se não está a serviço do governo apenas para atrapalhar a oposição, com essa sua candidatura. Resposta: “Eu só tiro votos da Frente Popular, amigo”.
Sobre o racha em Xapuri
Celso Garcia, que para os mais íntimos é o vereador Paraná (PMDB), de Xapuri, ligou para elogiar a coluna pela divulgação de seu racha com o prefeito Marcinho Miranda (PSDB), mas pediu duas correções. Primeira: não foi o partido quem rachou, mas ele, apenas ele. Segunda: a foto publicada dele com o pai do prefeito, seu Miranda. “Pareceu provocação”, disse por telefone ontem à noite.
Da coluna: ninguém na redação tinha ideia de que a pessoa ao lado do vereador era o pai do prefeito.
Já se acertou
Na manhã desta sexta-feira, o vereador Paraná já desfez tudo o que disse, pelo bom programa do meu colega jornalista e radialista Raimari Cardoso, um dos mais ouvidos em Xapuri, pela rádio Difusora. Parece ter se acertado com o prefeito Marcinho Miranda, já.
Petecão é oposição
“Já disse e vou repetir só mais essa vez: sou oposição ao governo em Brasília.”. Do senador Sérgio Petecão (PSD).
Economia de crítica
Marcio Bittar realizou na manhã desta sexta-feira o seminário Caminhos para o Brasil, trazendo como palestrante o Zé Aníbal, ex-presidente do PSDB nacional. Muito elogiado pelas propostas, mas criticado pela pouca crítica ao governo do PT. O público chiou.
Back
Estão explicados os constantes apagões no Acre: o culpado é um tal back to back. Foi tudo o que deu para entender na audiência pública promovida pelo senador Jorge Viana (PT) na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, cujo objetivo era explicar à sociedade porque tem faltado tanta luz. Ou seja: não explicaram nada e nem garantiram que não vai mais faltar luz.
ICMS de 25%
Percebendo a patuscada, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) deitou e rolou. Usou a tribuna para criticar Jorge Viana, inclusive, por ser ele o autor do projeto, quando governador, que empurrou, goela abaixo dos acreanos, um ICMS sobre a conta der luz de 25%.
Cabo empresário
Um dos erros do governo do PT, segundo um deputado da base: mandar cabo eleitoral abrir empresa. Muitos entraram na aventura e hoje são devedores até a quinta geração de suas famílias.
Crise PT
Comerciantes do Camelódromo reclamando do atraso nas obras do Shoping Popular. Parecem desconhecer a crise causada pelo PT, partido do prefeito deles, o Marcus Alexandre.
De olho nas andorinhas
Caladão, como sempre, o ex-deputado Helder Paiva (PSB) vai dar um banho de cuia nos concorrentes dele dentro do próprio PSB. Sabe onde moram as andorinhas.
Está escolhido
Tião Viana e Marcus Alexandre não vão escolher um vice para compor a chapa da Frente Popular, ano que vem. Eles já escolheram.
Choro por voto
“Se for preciso eu choro, eu tomo chá de boldo, eu cochilo no sofá, mas nunca desisto enquanto não conquisto o voto”. Do vereador Barãozinho (PSDB), presidente da Câmara de Porto Acre.
Só Jesus
Até deputados da base do governo já dão como certo o fechamento da BR-364 neste inverno, menos Jesus Sérgio (PDT). Ele ainda acha que o governador Tião Viana fará uma mágica para evitar a desgastante realidade.