Uma equipe do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado em Cruzeiro do Sul, socorreu, na tarde desta terça-feira (22), no Ramal do Açúcar, zona rural do município, três homens picados por uma cobra do tipo jararaca, uma das mais letais e venenosas do gênero Bothrops. O tipo de cobra tem presença em todo o território nacional com mais de 30 espécies espalhadas no Brasil e que a mais comum, segundo o Instituto Butantã, em São Paulo, é a Bothrops jararaca, que costuma ocorrer em ambientes florestais como é o caso da zona rural dos municípios do Vale do Juruá.
A informação sobre a ocorrência desta tarde na região é do comandante do Ciorpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, tenente Josadac Cavalcante. Ele informou que o acidente com os três homens ocorreu num local é difícil acesso e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a quem a ocorrência foi comunicada, teve que pedir auxílio ao Corpo de Bombeiros para ajudar no resgate das vítimas., que estão internadas no Hospital do Juruá.
Para ter acesso às vítimas, os socorristas tiveram que percorrer cerca de 20 quilômetros numa estrada enlameada e tiveram que utilizar o quadriciclo, único automóvel capaz de vencer o lamaçal.
As vítimas encontradas no local eram dois irmãos, um de 17 anos e outro de 21 anos. Os dois disseram estar conscientes mas apresentavam náuseas e dores de cabeça e também no local das picadas, nas pernas. A terceira vítima, um parente dos rapazes, disse que nada sentia e não foi resgatada.
Foram as próprias vítimas que relataram o ataque de cobras do tipo jararacas, que são comuns na região. Aos socorristas, os rapazes relataram que caminhavam pela mata até a casa de um conhecido. O primeiro a sentir a picada foi o rapaz mais jovem, que caminhava na frente e, no primeiro momento, achou ter se machucado num espinho. Em seguida, segundo estranhou e pensou que pudesse ser outra coisa e quando o outro logo em seguida também foi atacado. No terceiro ataque ao terceiro homem eles identificaram que tinha sido uma jararaca.