Várias arraias são encontradas mortas em rio no interior do Acre e assustam moradores: ‘Lamentável’

“Há muito tempo não presenciava uma cena dessas. É lamentável”, destacou um ribeirinho da região.

A crítica situação climática que predomina em nossa região, com temperaturas consideradas elevadas, vem provocando diversas consequências não somente para os seres humanos como também para os animais. No Rio Purus, mais especificamente no município de Manoel Urbano, foi constatada recentemente a mortandade de arraias e do chamado peixe grande.

O aumento da temperatura das águas seria um dos motivos para as mortes/Foto: Reprodução

Imagens que foram divulgadas nas redes sociais mostram as arraias boiando nas águas. Acredita-se que as mortes sejam decorrentes do aumento da temperatura.

“Há muito tempo não presenciava uma cena dessas. É lamentável”, destacou um ribeirinho da região.

Os animais foram encontrados por pescadores/Foto: Reprodução

Essa situação não é exclusiva de Manoel Urbano. Recentemente, dezenas de peixes foram encontrados mortos no Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo.

“Há tempos não víamos algo parecido”, disse um morador/Foto: Reprodução

Governo decreta situação de emergência por cenário de extrema seca no Acre

O governador Gladson Cameli decretou, na manhã da última sexta-feira (6), situação de emergência em decorrência do cenário de extrema seca vivenciado e da iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de desabastecimento do sistema de água do Acre. O desabastecimento é um fênomeno classificado e codificado como desastre natural – climatológico – seca.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), e o governo considerou o regime de chuvas no Acre, no primeiro semestre, que foi abaixo da média, a possibilidade que municípios e aldeias indígenas tem de ficar isoladas devido à falta de navegabilidade dos rios, o risco de desabastecimento de medicamento e itens de saúde nos hospitais e postos médicos dos municípios afetados, os efeitos do “El Niño”, os prejuízos econômicos e sociais à população afetada, dentre outros fatores.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost