Após eleição, Gladson diz que escolhe Danilo Lovisaro pra continuar no comando do MPAC

Lovisaro venceu a eleição, que aconteceu nesta segunda-feira, com 77 votos

Após eleição para o cargo de Procurador-Geral do Ministério Público do Acre (MPAC), que aconteceu nesta segunda-feira (20) e deu a maior quantidade de votos para o atual gestor do órgão, Danilo Lovisaro, o governador Gladson Cameli disse, com exclusividade, ao ContilNet que pretende escolhê-lo para permanecer no cargo por mais um bienio (no caso, de 2024 a 2026).

SAIBA MAIS: Danilo Lovisaro vence eleição para escolha do novo Procurador-Geral do MPAC; Gladson tem decisão final

Governador Gladson Cameli e Danilo Lovisaro durante visita institucional/Foto: MPAC

Lovisaro venceu a eleição, com 77 votos. O procurador Celso Jerônimo foi o segundo mais votado, com 55 votos. Já o promotor Gláucio Oshiro obteve 51 votos. A procuradora Kátia Rejane foi a menos votada e está fora da lista.

Mesmo tendo o prazo de 15 dias, de acordo com a Constituição Federal, para escolher o seu indicado da lista tríplice, formada por Lovisaro, Jerónimo e Oshiro, o governador pretende fazer o mesmo que fez na eleição passada, quando também optou pelo mais votado, no caso, Lovisaro.

Danilo Lovisaro, Procurador-Geral de Justiça/Foto: cedida

“Eu vou recebê-lo aqui no Palácio”, disse. Questionado se escolheria o mais votado para o cargo, respondeu: “Sim”.

Quem é Danilo Lovisaro?

O procurador de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento é Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Direito pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”. Professor efetivo da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Lovisaro já atuou como coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), membro titular do Conselho Superior do MP-AC. Foi titular da Promotoria do Tribunal do Júri, da 8ª Promotoria de Justiça Criminal, da Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial e Fiscalizações de Presídios e da Promotoria Especializada no Combate à Evasão Fiscal. Foi, também, Promotor Corregedor, Assessor de PGJ, Diretor da Fundação Escola do MP-AC e Presidente do Colégio Nacional de Diretores de Escolas (Cdemp).

PUBLICIDADE