Levantamento mostra quais foram os deputados mais atuantes na Aleac em 2023

A coluna do jornalista Matheus Mello obteve com exclusividade um levantamento feito pela Assembleia Legislativa

A 16º legislatura da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi instrumento de discussões e decisões importantes para o estado. Funcionando de segunda a sexta em 2023, sob a gestão de Luiz Gonzaga e Nicolau Júnior, a Aleac teve um ano extremamente produtivo e bateu recordes de audiências públicas e sessões realizadas.

Deputados na Aleac/Foto: Agência Aleac

A coluna obteve com exclusividade um levantamento feito pela Assembleia Legislativa, que aponta quais foram os parlamentares mais atuantes na legislatura de 2023. O ranking mostra os números totais de projetos de leis, requerimentos e indicações totais protocoladas. Veja:

Projetos de Lei

Ao todo foram 297 projetos de lei apresentados em 2023 no plenário da Assembleia. Liderando o ranking com 35 PLs protocolados, está o deputado estadual Adailton Cruz, do PSB. Já na segunda posição, aparece o deputado Afonso Fernandes, do PL. O deputado Emerson Jarude, com 17 projetos apresentados, fecha o pódio.

Deputado Adailton Cruz/ Foto: ASCOM

Veja o top 5:

1. Adailton Cruz (PSB) – 35 PLs
2. Afonso Fernandes (PL) – 24 PLs
3. Emerson Jarude (NOVO) – 17 PLs
4. Michelle Melo (PDT) – 16 PLs
5. Fagner Calegário (Podemos) – 14 PLs

Além disso, Calegário, Jarude e Adailton ainda somam cada, um Projeto de Lei Complementar protocolado. O deputado Tanízio Sá (MDB) também figura o ranking de parlamentares com protocolo de projeto de lei complementar.

Emenda constitucional

O deputado estadual Tadeu Hassem dispara como o líder no ranking de parlamentares com mais emendas constitucionais em 2023. Ao todo, foram 03, atrás apenas do Poder Executivo, que teve 04.

Tadeu Hassem/Foto: Ascom

Requerimento

A Assembleia Legislativa do Acre teve 158 requerimentos, que é uma espécie de proposição por meio da qual o parlamentar formaliza, por escrito ou verbalmente, pedido a ser decidido pelo Presidente da Casa ou de comissão, pelo Plenário ou pelas Comissões. A líder nesse ranking foi a deputada Michelle Melo, do PDT, com 29 requerimentos.

Michelle Melo/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Veja o top 5:

1. Michelle Melo (PDT) – 29
2. Emerson Jarude (NOVO) – 17
3. Edvaldo Magalhães (PcdoB) – 16
4. Adailton Cruz (PSB) – 13
5. Eduardo Ribeiro (PSD) e Tanízio Sá (MDB) – 11

Indicação

Com o objetivo de solicitar que o Poder Executivo cumpra alguma pedido feito pela Assembleia Legislativa, as indicações quase chegam a casa das 900 em 2023. O líder absoluto nesse ranking foi o deputado Adailton Cruz, 252 pedidos.

Veja o top 5:

1. Adailton Cruz (PSB) – 252
2. Afonso Fernandes (PL) – 241
3. Emerson Jarude (NOVO) – 137
4. Michelle Melo (PDT) – 41
5. Maria Antônia (PP) – 39

Destaque

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa também merece destaque. Só em 2023, o presidente Luiz Gonzaga propôs 26 projetos de lei e 28 moções.

Luiz Gonzaga é o atual presidente da Aleac/Foto: Juan Diaz/ContilNet

PUBLICIDADE