Cheia do Rio Tarauacá desabriga três famílias; Rio Acre continua subindo na Capital

A subida rápida do Rio Juruá, assusta moradores/Foto: Reprodução

Mesmo sem chuvas nas últimas horas, o nível do Rio Tarauacá continua subindo, o manancial registrou a marca de 10,50 metros, na manhã desta segunda-feira (30) segundo medição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre.
Com esta marca, as aguas estão 1 metro acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros, três famílias estão desabrigadas.

Rio Acre

O Rio Acre em Rio Branco também continua subindo. Na última medição realizada pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (30) o nível do rio marcou 10,65 metros, o que representa um aumento de 25 centímetros nas águas nas últimas 24 horas.

Com a marca, o manancial se aproxima da cota de alerta que é de 13,50 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros. O plano de contingência será colocado em prática quando o Rio atingir a cota de 12 metros.

Rio Envira

O nível do Rio Envira, em Feijó, apresenta a cota de 12,11 metros nesta manhã. O monitoramento do Corpo de Bombeiros medição apontou uma elevação de 66 centímetros no nível do rio, nas últimas 24 horas. No município, o manancial ainda segue dentro da normalidade. Sua cota de alerta é de 13,50, a de transbordamento são 14 metros.

Rio Juruá

Na cidade de Cruzeiro do Sul, o nível do Rio Juruá apresentou uma elevação de 17 centímetros nas últimas 24 horas e registrou a marca de 14,01 metros, de acordo com o monitoramento realizado pelo Corpo de Bombeiros. O manancial ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 13 metros.

Até o momento, 165 famílias, correspondente a 751 pessoas, que foram removidas por terem suas residências atingidas pelas águas. Cerca de 40 pessoas foram deslocadas para casa de familiares e as demais estão sendo acolhidas em abrigos públicos ou aluguel social.

O Governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros estão atuando no monitoramento do Rio Juruá e nos trabalhos operacionais de retidas das famílias apoiando a demais ações sociais.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost