Mais de cem famílias carentes são atendidas pelo programa Saúde na Comunidade no Panorama

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Programa Saúde na Comunidade, garantiu nesta sexta-feira, 24, atendimento médico para mais de cem famílias que vivem nos ramais do Juraci e do Sebastião, na região do Panorama. O prefeito Marcus Alexandre acompanhou parte do atendimento na localidade. “Por causa do recente problema que aconteceu na ponte do Igarapé Redenção, esse povo ficou isolado e nada mais justo do que garantir a eles um bom atendimento de saúde”, explicou o prefeito.

Mais de cem famílias foram atendidas nesta sexta-feira (24)/Foto:Assessoria

Foram ofertados à comunidade, através da equipe da Unidade de Referência de Atenção Primária – URAP São Francisco, atendimento médico, de enfermagem, vacinas, testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e Aids, aferição de pressão e glicemia.

A dona de casa e agricultora Daniela da silva, lembra que teria que ir até a URAP do São Francisco, que fica há mais de dez quilômetros de sua casa, para conseguir uma consulta e os medicamentos necessários ao tratamento. “Eu teria que andar um trecho a pé e depois esperar ônibus para ir ao médico. Aqui perto de casa é bem melhor. Já me consultei, me vacinei e vou para casa com todos os remédios que o médico me receitou”, conta ela. A presidente da Associação Rural dos Ramais do Juraci e Sebastião agradeceu pelo atendimento realizado naquela comunidade. “Esse atendimento vem em boa hora porque ficamos isolados por um tempo aqui por causa do problema na ponte. O prefeito garantiu e cumpriu mais uma vez, com sua palavra”, disse.

O Programa Saúde na Comunidade, de acordo com o secretário Oteniel Almeida, leva para a zona rural, ribeirinha e locais de difícil acesso os mesmos serviços ofertados nas unidades de saúde.

Foram ofertados atendimento médico, de enfermagem, vacinas, testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e Aids, aferição de pressão e glicemia/Foto:Assessoria

Desta vez as consultas ficaram a cargo do médico do Programa Saúde da Família, Marcelus Negreiros, e quinze de seus alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre – UFAC. O médico explica que o fato dos alunos terem esse contato direto com moradores da zona rural ajuda muito na formação dos futuros médicos. “Essa experiência dá a eles não só a noção do atendimento médico propriamente dito, mas também da realidade dessas pessoas como um todo: sua realidade, seus problemas. Eles ficam mais humanizados com certeza”, completou Marcelus.

Saúde chega onde o povo está

A gestão do prefeito Marcus Alexandre assegurou, por meio dos Programas Saúde na Comunidade e Prefeitura na Comunidade, atendimento de saúde em vilas e colônias distantes da capital, mas que fazem parte de Rio Branco.

Em quatro anos, 33.972 pessoas foram atendidas e 200.159 procedimentos – consultas, vacinas e exames foram realizados durante 27 edições do programa Prefeitura na Comunidade e 100 edições do Saúde na Comunidade. Em barcos ou carros, as equipes chegam nessas comunidades distantes do Centro de Rio Branco com medicamentos e material como cadeiras odontológicas e macas, que permitem atendimento em escolas e outros espaços públicos.

Locais distantes e de difícil acesso, como a Boca do Espalha, Comunidade Macaúba, no Riozinho do Rôla, que fica a três dias de barco de Rio Branco, já recebeu a equipe do Programa Saúde na Comunidade.

O Programa Saúde na Comunidade leva para a zona rural, ribeirinha e locais de difícil acesso os mesmos serviços ofertados nas unidades de saúde/Foto:Assessoria

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost