Rede pública investe em profissionalização e beneficiará mais de 700 estudantes

Incentivando a profissionalização, a parceria entre Instituto Dom Moacyr (IDM), Secretaria de Educação (SEE-AC) e Ministério Público do Trabalho (MPT) irá beneficiar 734 alunos da rede pública de ensino ao combinar a conclusão do ensino médio com cursos técnicos profissionalizantes.

a parceria entre Instituto Dom Moacyr (IDM), Secretaria de Educação (SEE-AC) e Ministério Público do Trabalho (MPT) irá beneficiar 734 alunos/Foto: Mardilson Gomes.

A implantação da nova modalidade educacional representou um investimento de R$ 8 milhões e as aulas já foram iniciadas. Além dos citados anteriormente, entram nas instituições parceiras o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Programa de Saneamento e Inclusão Socioeconômica (Proser).

Os cursos profissionalizantes ofertados são de: técnico em enfermagem, em saúde bucal, em estética, em agroecologia, em floresta, em design de móveis, em teatro, em cozinha e em hospedagem. No momento, a modalidade foi colocada em prática apenas na capital acreana.

Rita Paro, diretora-presidente do IDM, explica que o ensino médio integrado atende à meta estabelecida pelo plano estadual e nacional da Educação, ressaltando que o planejamento do currículo é diferenciado, contando com forma integrada e carga horária ampliada.

“O currículo integrado é articulado para preparar o aluno melhor para o mercado de trabalho. Nos três anos, ele sai com uma formação na educação básica e técnico, não tendo que fazer o curso posteriormente. Tudo é feito na mesma carga horária. É uma formação dupla. A juventude está tendo uma oportunidade única”, salienta.

Com informações do G1

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost