O juiz da 3° vara criminal do Tribunal de Justiça do Acre, Raimundo Nonato da Costa Maia, determinou por meio de despacho, na sexta-feira (1), que o delegado Rêmulo Diniz, afastado do cargo de secretário de Polícia Civil, por suposto envolvimento com o crime organizado, seja investigado pelo Ministério Público do Acre (MPAC) e a Corregedoria de Policia Civil.
No documento, o juiz destaca que devido ao fato do delegado que presidiu o inquérito da Operação Sicário, Alcino Júnior, não ter indiciado Rêmulo Diniz, ele deverá ser investigado imediatamente.
“Entendemos que neste momento processual, dada a conclusão das investigações, deve ser autorizado o compartilhamento de provas tanto com a Corregedoria de Polícia Civil do estado do Acre quanto com a Promotoria de Controle Externo de Atividade Policial para apuração dos fatos que entenderem pertinentes, o que fica deferido desde já”, diz Raimundo Nonato.
O escândalo envolvendo o delegado foi divulgado pelo Portal Uol, na quarta-feira (30). No mesmo dia, Diniz foi afastado do cargo. Já na quinta-feira (31), Gladson nomeou o delegado Getúlio Monteiro, para assumir a Secretária de Policia Civil, de maneira interinamente até o termino das investigações.