Socorro Neri lança Outubro Rosa e incentiva mulheres a se prevenirem contra o câncer

Com a sede da Prefeitura de Rio Branco toda iluminada especialmente em alusão ao Outubro Rosa, a prefeita Socorro Neri fez o lançamento oficial da programação da campanha “Câncer de mama: juntos sem medo”, no final da tarde desta sexta-feira (04), com a presença de servidores e servidoras municipais, secretários da gestão, convidados e convidadas.

O objetivo, segundo explicou a prefeita Socorro Neri, é promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer, mas também a efetivação de uma campanha que intensifique o atendimento às mulheres de Rio Branco.

“O nosso espírito com essa campanha é o fazermos o melhor que podemos para as pessoas da nossa cidade. O mês de outubro, é evidente que um mês simbólico, é um mês em que nós devemos fazer reflexões, mas também intensificar as ações e implementar o que precisa ser implementado para que as mulheres, nós mulheres, e todas as mulheres da nossa cidade possam ser melhor cuidadas, possam receber os serviços públicos necessários para garantir qualidade de vida, prevenção às doenças e o tratamento quando a doença acontece.”, disse Socorro Neri.

A prefeita destacou também o senso de responsabilidade e compromisso de sua gestão com as ações empreendidas. “Nós temos essa responsabilidade, enquanto gestores, de fazer aquilo que compete a todos nós no âmbito dessas ações e serviços que precisam acontecer para cada uma das mulheres da nossa cidade. É esse o nosso compromisso, é para isso que nós devemos trabalhar e eu fico muito feliz de saber que eu tenho uma equipe que tem esse mesmo propósito.”, reiterou.

O secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, acrescentou que como parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através das Unidades Básicas de Saúde do Município e do Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), intensificará as ações de promoção à saúde e prevenção ao câncer.

“Nos anos anteriores trabalhamos apenas a prevenção do câncer de colo uterino [PCCU] e do câncer de mama, mas este ano, por orientação da prefeita Socorro Neri, nós iremos trabalhar toda a linha de cuidados e de atenção à saúde da mulher, portanto faremos os exames complementares e atividades como essa de elevação da autoestima, educação física, embelezamento, entre outras. Então no mês de outubro a programação vai ser ampla e vamos fazer uma série de ações e serviços.”

Nas Unidades Básicas de Saúde do Município serão intensificadas as ações de promoção à saúde e prevenção ao câncer de mama e a realização dos exames de mamografia de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme recomendação do Instituto Nacional de Câncer (INCA). De acordo com o secretário, a população deve deve procurar a unidade de sáude mais próxima de sua casa para receber atendimento.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento da doença é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade. Nesse mês as mulheres entre 50 a 69 anos de idade são conscientizadas a realizar o exame de mamografia para o rastreamento. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exames de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. A recomendação médica, é que a avaliação antes dos 35 anos deve ser feita somente em casos específicos.

Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens) e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Dos vários estudos realizados, descobriu-se que adotar medidas simples no dia a dia, pode ajudar na prevenção do câncer em até 30%. Evitar o cigarro, praticar atividades físicas de forma regular, monitorar o peso corporal, evitar bebidas alcoólicas e amamentar, são exemplos de formas de precaução.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost