18 de abril de 2024

Professora acreana tem artigo sobre racismo publicado em um dos maiores sites do Brasil

A coluna “Opinião” do UOL, um dos maiores sites de notícias do país, publica, nesta quarta-feira (12), artigo da professora acreana Jaycelene Brasil. Socióloga, militante de direitos humanos e pesquisadora das questões raciais e de gênero, Brasil escreve sobre o livro da também professora, historiadora mineira, mestra em educação e militante do movimento negro e feminista Luana Tolentino.

O livro, intitulado “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula”, lançado pela editora Mazza em 2019, é, de acordo com a autora do artigo, “uma obra icônica de crônicas que evidenciam suas experiências vividas ao longo de dez anos à frente de turmas dos Ensinos Fundamental e Médio”.

De acordo com Jaycelene Brasil, o livro “chama a atenção para a importância da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar, uma porta que abriu caminhos para estruturar uma política educacional que incentivou e continua a incentivar práticas pedagógicas que buscam combater o racismo no território escolar”. E acrescenta: “Estudiosa da educação pública no Brasil, essa profissional ousada está atenta também para os perigos do machismo, do sexismo e da LGBTfobia que, infelizmente, permeiam o cotidiano escolar. O seu fazer professoral reverberado nas narrativas de vida, questionamentos e as práticas, projetos desenvolvidos, inspiram com maestria”.

Jaycelene Brasil diz ainda no artigo que, “ao mesmo tempo, o livro é alento para quem faz parte da docência ou não, que sonha e deseja escolas humanizadas, alicerçadas por práticas pedagógicas criativas que desenvolvam o diálogo com a realidade do dia a dia dos alunos e alunas sem silenciar as suas inúmeras potencialidades”..

A autora do artigo conta sua experiência pessoal como professora: “Durante o ano de 2019, ao longo da árdua e longa missão de luta e prazer da produção de conhecimento em duas escolas, sendo uma urbana e outra rural no interior do Acre, especificamente na cidade de Xapuri – distante 188 km da capital Rio Branco -, tive como fontes inspiradoras a força, a insistência e a resistência de algumas mulheres professoras que deixaram legados no palco da história desse país, muitas delas invisibilizadas, a exemplo da catarinense Antonieta de Barros. Na convicção de que nossos passos vêm de longe e nada é por acaso, acredito que o meu encontro com Tolentino durante o Festival de Arte Negra, que ocorreu em BH ano passado, juntamente com o seu livro precioso, recheado de significados e histórias, uma conexão foi estabelecida. Haviam muitas semelhanças nas histórias contadas de lá e de cá, fato esse que me tocou profundamente enquanto professora de Sociologia do ensino médio, militante de direitos humanos e pesquisadora das questões raciais e de gênero”.

Segundo ela, “essas “coincidências” ( se é que existem) que a vida nos presenteia me fizeram lembrar uma daquelas entre tantas “cutucadas toques” do mestre Paulo Freire, que nos ensina que: “Educar requer coragem, compromisso com uma educação cidadã. E que a pobreza, a injustiça, a estupidez, a ignorância e o ódio que deterioram esse país não tirem de cada um de nós o direito de sonhar com dias melhores “.

Jaycelene Brasil conclui o artigo dizendo que “Tolentino e seu livro me fortaleceram enquanto professora do Brasil Amazônico de cá. Uma leitura de força e coragem, que revela as nossas histórias e as memórias de sensação. Das lutas, de quebra do silêncio de crianças e adolescentes. Representatividade importa sim, porque inspira e movimenta. E é o movimento o grande impulsionador dos sonhos”.”

O Uol destaca ainda que Jaycelene Brasil foi uma das coordenadoras da institucionalização da Política de Promoção da Igualdade Racial no Município de Rio Branco, em 2013. “Dentre os instrumentos, coordenou a Campanha Rio Branco Sem Racismo”, diz o site.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost