A acreana e filha de Chico Mendes, Angela Mendes, é uma das três brasileiras que integram a maior rede de empreendedorismo social do mundo, de acordo com a Folha de São Paulo.
O reconhecimento partiu da atuação em defesa da democracia, resiliência climática e vida na floresta.
Com Angela, Alessandra Orofino e Katia Brasil também foram destacadas com empreendedoras sociais Ashoka.
Em todo o mundo, 3.800 pessoas que desenvolvem soluções para problemas urgentes e que geram mudanças sistêmicas fazem parte do movimento. No Brasil, são 381 empreendedores que influenciam transformações nas políticas públicas, nas práticas de mercado, em padrões de comportamento ou mentalidades.
A reportagem destacou Angela como coordenadora do comitê que leva o nome de seu pai e co-líder de movimentos em defesa dos povos tradicionais.
“Ela tem papel fundamental em ações visando a defesa de territórios, conhecimentos, cultura e modos de viver e produzir”, diz um trecho.
O processo de reconhecimento envolve pesquisa, visitas de campo, entrevistas, validação do impacto da inovação social com especialistas da área e análise do Conselho Global da Ashoka. Em 2020, o processo ganhou novos contornos e desafios, decorrentes da pandemia e da necessidade de realizar parte das etapas virtualmente.
“Diante da complexidade dos problemas que se propõem a resolver, elas desafiam a lógica de um sistema desigual e traçam caminhos para construir coletivamente novas possibilidades”, disse o diretor de Comunidade e Territórios Transformadores da Ashoka, Rafael Murta.
Com informações da Folha de São Paulo.