O Palmeiras fará neste domingo, às 15h (horário de Brasília), a sua estreia no Mundial de Clubes, contra o Tigres, do México (clique aqui para assistir ao vivo no ge). E a partida será no moderno e luxuoso estádio Cidade da Educação.
Inaugurado em junho e com capacidade para pouco mais de 40 mil torcedores, ele será um dos estádios utilizados na Copa do Mundo e receberá os dois jogos do Palmeiras no Mundial, já que também abrigará a final e a disputa do terceiro lugar.
Um detalhe que chama atenção no Cidade da Educação é o ar condicionado do gramado. Há vários buracos ao longo de toda a extensão do campo, na parede entre as arquibancadas e local do jogo.
Por ali sai o ar que refrigera o campo em dias mais quentes. O Catar chega a ter temperaturas na casa dos 50 graus no verão. Com o clima ameno do inverno, ele não será utilizado no jogo do Palmeiras.
Estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar — Foto: Fabricio Crepaldi
Na arquibancada também há ar condicionado praticamente “individual” para os torcedores. Abaixo de cada assento há buracos em formatos de ralo que liberam o ar frio para refrigerar o espaço dos fãs durante as partidas.
Com apenas 30% da capacidade liberada nos jogos do Mundial, por conta dos protocolos de restrição pela pandemia do coronavírus, há marcações mostrando quais assentos podem ser usados. Além disso, totens de torcedores dos clubes participantes ajudam a separar quem estará na partida.
Cadeiras do estádio da Educação, em Doha — Foto: Fabrício Crepaldi
Os jogadores do Palmeiras elogiaram muito a estrutura do local e também o estado do gramado do Cidade da Educação. De fato, o campo está em perfeito estado. Eles também citaram as semelhanças com o Allianz Parque, já que é todo decorado em verde e branco por dentro.
A estrutura por dentro também é moderna, com camarotes, lanchonetes, confortáveis centro de imprensa, entre outras instalações.
O Cidade da Educação foi palco do jogo entre Al Duhail e Al-Ahly, pelas quartas de final do Mundial. Ainda receberá Palmeiras x Tigres e também a disputa de terceiro lugar e a grande final da competição.
Jogadores do Palmeiras no vestiário do estádio da Cidade da Educação — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras