Prefeitos do Acre enviaram uma carta de apoio ao governador Gladson Cameli, nesta sexta-feira, 5, pelas medidas necessárias adotadas durante o período de pandemia.
No documento, os prefeitos reconhecem que a pandemia do coronavírus é a maior crise dos últimos 100 anos.
“Nós, prefeitos e secretários municipais, que também estamos na linha de frente dessa batalha, queremos manifestar publicamente o nosso reconhecimento à destacada liderança do governador Gladson Cameli na condução dessa terrível crise sanitária no Estado do Acre”, aponta o documento.
O governador Gladson Cameli, ao tomar conhecimento do documento, disse que está agradecido pelo reconhecimento, mas enfatizou que esse é um trabalho feito por muitas pessoas. “Precisamos estar unidos nesse momento tão crítico. Estou muito grato pelo apoio, mas não poderia deixar de agradecer e reconhecer o apoio que recebemos do Governo Federal, da Bancada Federal do Acre, dos nossos deputados estaduais, como também dos prefeitos. O trabalho de todos nesse momento é extremamente importante para que possamos sair dessa crise, o quanto antes”.
NOTA DE GRATIDÃO
Estamos atravessando a maior crise dos últimos 100 anos. A pandemia de Covid-19 afeta a nossa liberdade, economia e até os nossos planos de futuro.
Todos temos perdido entes queridos dos quais sequer podemos nos despedir devidamente em decorrência de um vírus que se propaga facilmente e que sofre mutações que o deixam mais transmissível e fatal.
Nós, prefeitos e secretários municipais, que também estamos na linha de frente dessa batalha, queremos manifestar publicamente o nosso reconhecimento à destacada liderança do governador Gladson Cameli na condução dessa terrível crise sanitária no Estado do Acre.
Também queremos reconhecer o empenho da bancada de senadores, dos deputados federais e estaduais, além de vereadores, e, em letras de ouro, aos profissionais de saúde que arriscam a própria vida para salvar outras.
Estamos tendo que adotar decisões duras e impopulares, não por capricho ou maldade, mas por absoluta necessidade de reduzir a velocidade de contaminação do novo coronavírus.
Todos nós perdemos com as duras restrições estabelecidas. No entanto, é importante ressaltar que estas são as recomendações das autoridades sanitárias do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Nenhum gestor público se regozija com o fechamento de estabelecimentos comerciais. São empregos que se perdem, mas se todos somos favoráveis à vida, tudo que for possível fazer para preservá-la deve ser feito.
Destaque-se, ainda, a compreensão e o sacrifício dos que atuam na iniciativa privada e da própria população ante dias tão difíceis para a humanidade.
Com apoio do governo federal, o governador Gladson Cameli tem sido o timoneiro que guiou ao Acre à vacina contra a Covid-19.
Os municípios, a quem compete a aplicação da vacina, têm enfrentado diversas dificuldades logísticas que posicionam o Acre com baixa cobertura vacinal.
A reunião com o governador Gladson Cameli trouxe alento para superar o desafio que temos, pois tivemos oportunidade de explicar nossas dificuldades e obtivemos dele o apoio incondicional para atingirmos celeridade em benefício da população.
Assinam a nota
Prefeito de Acrelândia – Olavo Rezende
Prefeito de Assis Brasil – Jerry Marinho
Prefeita de Brasileia – Fernanda Hassen
Prefeito de Bujari – João Edvaldo Teles
Prefeito de Capixaba – Manoel Maia
Prefeito de Cruzeiro do Sul – Zequinha Lima
Prefeito de Feijó – Kiefer Cavalcante
Prefeito de Epitaciolândia – Sérgio Lopes
Prefeito de Santa Rosa do Purus – Tamir de Sá
Prefeita de Senador Guiomard – Rosana Gomes
Prefeito de Jordão – Naldo Ribeiro
Prefeito de Mâncio Lima – Isaac de Souza
Prefeito de Manoel Urbano – Tanízio Sá
Prefeito de Marechal Thaumaturgo – Isaac Piyanco
Prefeito de Plácido de Castro – Camilo da Silva
Prefeito de Porto Acre – Bené Damasceno
Prefeito de Porto Walter – Cesar Andrade
Prefeito de Rio Branco – Tião Bocalon
Prefeito de Rodrigues Alves – Jailson Amorim
Prefeita de Tarauacá – Maria Lucineia Menezes
Prefeito de Xapuri – Bira Vasconcelos