Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (19), na sede da Casa Civil, o secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, declarou que o governo federal dará às famílias atingidas pelas enchentes toda a assistência necessária nesse momento de calamidade pública.
Alexandre afirmou que a Secretaria Nacional de Defesa Civil tem recursos suficientes para ajuda humanitária. No primeiro momento, o órgão fará um mapeamento dos locais atingidos para iniciar a assistência. “Doaremos colchões, sacolões, kits de higiene, ou seja, o recurso que será enviado será para esse fim”, ressaltou.
Lucas acrescentou que o governo deverá usar o dinheiro que será distribuído aos estados para fazer a reconstrução dos locais que vierem a ser destruídos pelas cheias.
O governador Gladson Cameli comemorou a vinda do secretário ao Acre, para ele, é necessário acompanhar a situação de perto dos municípios. Cameli lembrou que o governo deverá disponibilizar cerca de R$ 450 milhões aos 200 municípios atingidos pela enchente no Brasil. “População não se preocupe, vamos vencer essa situação juntos”, disse.
O prefeito Tião Bocalom (Progressistas) disse que a presença de Alexandre Lucas no Acre deverá trazer resultados positivos para a atual situação das enchentes que já atingem 8 municípios. “Somos um estado pobre. A presença dele deverá ajudar as pessoas atingidas a saírem desta situação caótica”, destacou.
Estão atingidas pela cheia a Capital Rio Branco, Cruzeiro do Sul; Tarauacá; Rodrigues Alves; Sena Madureira; Feijó; Santa Rosa do Purus e Jordão.