Acontece agora em frente à sede da Prefeitura do Município de Assis Brasil uma manifestação por parte dos imigrantes que estão tentando passar para o lado peruano. Enquanto o MPF faz uma queda de braço pela livre manifestação apoiando os estrangeiros para que abra a fronteira em tempo de pandemia, alguns setores do governo querem a desobstrução da ponte que liga o Brasil ao Peru.
O pedido, como todos sabem, é que o governo peruano dê passagem aos imigrantes que estão vindo com apoio de coiotes (alguns grupos), de vários lugares do Brasil, com a intenção de voltar para a América Central, ou tentem chegar à Europa, ao Canadá, à Austrália e aos Estados Unidos.
Como bloqueio da fronteira causado pela pandemia, a pequena cidade de Assis Brasil se tornou um ‘porto’, sendo praticamente obrigada a dar abrigo, com gastos aumentado para oferecer refeições que chegam a quase R$ 1000 por dia.
O governo peruano já decidiu que irá estender o decreto por mais 6 meses e, consequentemente, continuará com suas fronteiras fechadas e isso não será uma decisão tão fácil de ser resolvida nos próximos dias.
Enquanto autarquias não se entendem, a pequena cidade de Assis Brasil se vê cercada por problemas que não são de sua gerência, como o fluxo imigratório, além de ter que cuidar de seus munícipes que estão cercados pela Dengue e a Covid-19.
Mais informações a qualquer momento.