A fofoca costuma ser considerada um tabu social, mas os cientistas do Dartmouth College, nos Estados Unidos, mostraram que ela pode ser benéfica.
Segundo eles, a fofoca facilita as conexões sociais e permite que você aprenda sobre o mundo por meio das experiências de outras pessoas.
A fofoca não necessariamente espalha informações negativas sobre outras pessoas. Isso pode ser uma conversa jogadora fora, tanto pessoalmente quanto na Internet.
Pesquisas anteriores mostraram que aproximadamente 14% das conversas diárias das pessoas são fofocas e, em sua maioria, em tom neutro.
“A fofoca é uma forma complexa de comunicação que muitas vezes é mal compreendida. Pode ser um meio de comunicação social e significativo que vai além de suas conotações negativas típicas ”, disse Eshin Jolly, co-autor do estudo.
Como ocorreu o estudo
Os cientistas tentaram determinar a função da fofoca por meio de um experimento de jogo.
Os participantes jogaram dez rodadas em grupos de seis. Em cada rodada, os jogadores recebiam dez dólares, podendo ficar com o dinheiro para si ou investir parte dele no fundo do grupo, que era multiplicado por 1,5 vezes e dividido igualmente entre os jogadores.
Brincar cria uma tensão interna entre o comportamento egoísta e cooperativo. Em alguns casos, as informações eram limitadas para que os participantes pudessem apenas observar o comportamento de alguns outros jogadores em seu grupo.
Os cientistas concluíram que os jogadores, em alguns casos, dependiam de informações de segunda mão de parceiros. Eles não tinham acesso à observação direta do restante dos sujeitos, de modo que as fofocas permitiam que contassem com a experiência de outras pessoas.
Em algum momento, os jogadores começaram a se sentir conectados uns com os outros, compartilhar suas impressões e discutir o que estava acontecendo.
Fofoca é uma forma de construir relacionamentos
Ao observar as reações e o comportamento das pessoas, os cientistas descobriram que a fofoca é uma forma de construir relacionamentos. Ela implica confiança e ajuda a construir laços sociais que se fortalecem com a continuação da comunicação.
As descobertas, publicadas na Current Biology, demonstram que a fofoca é uma “comunicação rica e multifacetada” que serve a múltiplas funções sociais. Diferentes tipos de fofoca surgiram dependendo da quantidade de informações disponíveis.
As descobertas da equipe sobre o papel da fofoca são consistentes com a criação de uma “realidade compartilhada”, onde amigos e colegas frequentemente se unem, formam alianças, compartilham informações pessoais e discutem o comportamento de outros para alcançar ações socialmente aceitáveis.
De acordo com Ashin Jolly, um dos autores deste estudo, a fofoca é frequentemente mal compreendida. No entanto, podem ser um meio de comunicação que vai além da típica conotação negativa.
Os resultados das pesquisas foram publicados em relatórios da Current Biology, MedicalXpress.