A secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Lima, realizou nesta segunda-feira, 17, a entrega dos cartões do Programa Auxílio do Bem no município de Porto Acre.
A solenidade foi realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e contou com a presença do prefeito Bené Damasceno, do vereador Elizeu Barros, representando o presidente da Câmara, Máximo Antônio, da secretária de Assistência Social do município, Daiany Gonçalves, e de cidadãos contemplados pelo programa.
O governo do Acre tem oferecido este benefício para pessoas em vulnerabilidade social visando garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias que ainda não tenham sido contempladas com nenhum auxílio, além de fomentar a economia do comércio local, visando reduzir os impactos provocados pela pandemia.
Para Eunice Lima, beneficiada pelo programa, receber este cartão é uma ajuda para conseguir colocar a comida na mesa. “Sou dona de casa, moro com meu esposo, temos um filho de seis anos e estou grávida de seis meses. Morávamos de aluguel, mas meu esposo perdeu o emprego por conta da pandemia e tivemos que morar com minha mãe, agora teremos uma renda a mais pra comprar as coisas de casa e isso é uma preocupação a menos até tudo se resolver de novo”.
A ajuda será concedida à família pelo cartão do Programa Auxílio do Bem que poderá ser utilizado no comércio do seu município, nos estabelecimentos credenciados para aquisição de itens de primeira necessidade.
O prefeito, Bené Damasceno, agradeceu ao governador Gladson Cameli e à titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, em nome da população de Porto Acre, principalmente das pessoas mais vulneráveis que serão beneficiadas por este programa.
“Nosso sentimento é de gratidão por ter pessoas da nossa comunidade que irão receber este benefício e tenho certeza que será uma ajuda para aqueles que mais precisam. Esse é o nosso papel como administradores públicos, olhar para aqueles que mais precisam e estão passando por um momento difícil por conta da pandemia”, afirma o prefeito.
O benefício será no valor de R$150,00 pelo período de até três meses, com a concessão de um cartão por família. Vale ressaltar que as famílias beneficiárias serão avaliadas mensalmente, conforme as regras do programa para continuidade do recebimento do auxílio.
“Este momento pandêmico evidenciou a fragilidade das famílias mais vulneráveis e a necessidade do governo em adotar medidas emergenciais para minimizar os efeitos da pandemia. O programa é mais uma ação do governo do Estado para garantir a proteção social das famílias, além de ser uma oportunidade para que possamos conhecer a realidade delas”, explicou a titular da SEASDHM, Ana Paula Lima.