Dia das Mães também é dia de contar histórias inspiradoras. Não que as mães acreanas mereçam apenas um dia no ano: todo dia é dia delas. Mas podemos aproveitar essa data especial para incentivar, inspirar e contar histórias de superação.
É justamente essa a missão do ContilNet ao contar histórias como as da pedagoga Oceanira Morais. Talvez você não tenha ouvido falar desse nome com muita frequência mas, com certeza, você já ouviu falar da Real Convênios, uma empresa fundada por ela que cuida da saúde dos acreanos, reunindo profissionais da área em vários estados do Brasil.
Além do sucesso da Real Convênios, Oceanira experimenta também o sucesso como mãe: seus filhos, Sérgio e a Bruna, realizaram um de seus maiores sonhos e se tornaram pilotos de uma importante companhia aérea. Hoje, a mamãe conta que sente-se realizada, mas nem tudo foram flores.
“Acho que não mereço tanta honra. Mãe é sinônimo de carinho, emoção, etc. […], mas eu, talvez pelas circunstâncias, sempre fui mais razão que emoção. Nunca deixei ou procrastinei alguma coisa devido meus filhos. Quando eles eram crianças, trabalhava em um emprego federal durante o dia e à noite era professora de matemática”, conta sobre o começo de tudo.
Divorciada por duas vezes, Oceanira conta que teve a sorte de contar com o apoio de toda a família durante sua caminhada – até de suas sogras, que deram suporte nos momentos difíceis: “Tive privilégio de ter sogras maravilhosas, que me tinham como filha, em especial a D. Brasília, avó da Bruna, que foi uma mãezona pra minha filha, pra mim e até para o Sérgio que é filho do meu primeiro casamento”, relata orgulhosa.
Para começar a Real Convênios, ela conta que teve que abrir mão de muitas coisas, inclusive dos empregos que sustentavam sua família. Foi desafiador, mas ela afirma que não se arrepende. “Quando comecei a Real Convênios, optei por uma demissão voluntária nos empregos e aí na verdade passei a ter uma jornada ainda maior, porém com mais flexibilidade de horário”.
Atualmente, os filhos não moram mais no Acre. Por conta da pandemia, as visitas tornaram-se cada vez mais raras. Mas ela conta que faz de tudo para que a família permaneça unida e vença as barreiras geográficas. “Nos encontramos algumas vezes no ano, agora durante a pandemia tem sido mais raro [nossos encontros]. Sou muito transparente com meus filhos e eles sabem que nunca quis ser heroína e muito menos uma super mãe, mas tem dado certo graças a Deus [risos]”, afirma.
Oeanira conta que possui uma excelente relação com os filhos, e conta até que eles a deram muito apoio e suporte, entendendo suas decisões e apoiando mesmo pequenos. “Eles compreenderam minhas opções quando eles ainda eram crianças, pois o meu trabalho contribuiu para a formação deles e são muito gratos. Às vezes, ainda sou cobrada por mais tempo com eles, principalmente para viagens”, confidencia.
O fato é que, independentemente da distância, das adversidades, das lutas diárias que ainda existem, Oceanira afirma que é uma mãe realizada e que, nesse Dia das Mães, seu coração se enche de gratidão, por ter vencido e formado filhos que amam o que fazem – e fazem com muito amor. “Eles gostam da profissão e querem sempre estar compartilhando as novidades comigo. Sempre fui muito flexível e respeito a individualidade de cada um”, finaliza.