CAMPO GRANDE (MS) – O Mato Grosso do Sul apesar de ter o dado positivo de Estado que mais vacina contra a Covid 19, por outro lado vem surgindo com pior situação e a negatividade de aumento substancial de mortes. Os óbitos pelo coronavirus cresceram 53% em MS nas últimas duas semanas, segundo levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. E também nos últimos dias há alta e ultrapassagem de 100% na ocupação da UTIs.
O levantamento aponta ainda que foi o maior aumento entre todos os estados brasileiros. MS vem acompanhado de outros quatro, que também registraram crescimento no índice: Tocantins, Maranhão, Paraíba e Roraima. O Brasil já confirmou 462.966 óbitos desde o início da pandemia, sendo que Mato Grosso do Sul é responsável por 6.870 registros.
A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI já chega a 104%, como o ContilNet noticiou nesta segunda-feira em dados do boletim epidemiológico. Em todo o Estado, 255 pessoas aguardam na fila por um leito. Nas enfermarias, a taxa de ocupação está em 90%.
Nesta segunda-feira, o secretário estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, afirmou que o Estado enfrenta o pior momento da pandemia de Covid-19. A média móvel de casos dos últimos sete dias atingiu 1.810, a maior de toda a pandemia. Já a média móvel de mortes subiu para 46,1 óbitos por dia, nos últimos sete dias. A taxa de contágio continua a crescer e atingiu 1,09.
Estados em recuperação
Oito estados do Brasil estão em queda no período analisado: Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Pará e Amazonas.
Os demais 13 estados, além do Distrito Federal, estão em “estabilidade”. Apesar disso, no geral, as mortes estão em alto índice em todo território brasileiro.