PARANAÍBA (MS) – A OAB-MS Interior (Ordem dos Advogados do Brasil em MS), comemora nesta sexta-feira (18), um feito grandioso em Projeto para mulheres vitimas de violência e dois anos da existência do mesmo, o ‘OAB Por Elas – Em defesa das vítimas de violência doméstica’. A ação que é pioneira em Mato Grosso do Sul, é desenvolvido no interior do Estado, pela 6ª Subseção OAB Paranaíba/Inocência, em parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) das cidades, na região conhecida como Bolsão de MS, a 455 km de Campo Grande capital.
O ‘OAB Por Elas’ completa dois anos nesta sexta-feira, registrando que desde a sua criação, dezenas de vítimas de violências foram atendidas por profissionais da advocacia empenhados voluntariamente na causa. O trabalho consiste na prestação de orientações jurídicas e encaminhamentos de forma gratuita.
Conforme divulgação da OAB, a Conselheira Municipal Daniela Casório é quem coordena as ações, juntamente à Delegada Titular da DAM, Eva Maira Cogo. Elas exaltam o dia de hoje em celebração dos objetivos do projeto e pelos resultados alcançados até hoje, em anos de muito trabalho, conquistas e atendimento, principalmente por estarem em cidades do interior e pouco distante da Capital.
“O projeto ‘OAB Por Elas’ tem relevante papel social por atender vítimas de violência doméstica, prestando importantes informações jurídicas que muitas vezes são desconhecidas. Por não saberem de seus direitos, muitas mulheres acabam se submetendo a relações abusivas. A informação e conhecimento sempre foi e será a melhor forma de evitar e enfrentar as situações conflituosas”, destaca Daniela.
Resultados a própria Advocacia
A coordenadora do projeto ainda avalia e ressalta que, além das ações sociais às mulheres, que são realizadas pela 6ª Subseção da OAB-MS, os resultados promovem a justiça social, unem e fortalecem os laços entre os advogados da região.
A cidade é equidistante e a meio caminho entre a capital de MS e Uberlândia (MG) (dois importantes centros regionais e de serviços do Cerrado Brasileiro), ficando a pouco mais de 400 km de distância de cada uma. É portanto um importante entreposto comercial para quem costuma transitar entre essas duas cidades.