O fotógrafo brasileiro Daniel De Granville Manço ganhou o primeiro lugar na categoria ‘paisagem’ do concurso internacional de fotografia promovido pela organização ambiental The Nature Conservancy com foto que retrata a seca no Pantanal.
A imagem vencedora mostra a carcaça de um jacaré em fase de decomposição no solo seco e rachado às margens da Rodovia Transpantaneira, município de Poconé, no Mato Grosso.
O concurso recebeu mais de 100 mil inscrições de profissionais de 158 países que concorreram em seis categorias: grande prêmio, escolha popular, paisagem, pessoas e natureza, água e vida selvagem.
O prêmio para a principal categoria (grande prêmio) foi dado a Anup Shah, um fotógrafo britânico que registrou um gorila entre borboletas (veja abaixo).
Um brasileiro ganhou o segundo lugar na categoria paisagem. O fotógrafo Denis Ferreira Netto registrou uma imagem de uma cordilheira que se sobressai entre nuvens brancas durante um voo de helicóptero.
Veja abaixo as fotos vencedoras nas demais categorias.
Categoria: Grande Prêmio
Fotografia feita em dezembro de 2011 foi a grande vencedora do concurso. Imagem, feita pelo britânico Anup Shah mostra um Gorila caminhando por entre uma nuvem de borboletas na República Centro-Africana.
Categoria: Escolha popular
O fotógrafo indiano Prathamesh Ghadekar ganhou a categoria de escolha popular com uma imagem que mostra milhões de vaga-lumes reunidos em uma árvore na Índia.
Menção honrosa: Paisagem
O australiano Scott Portelli registrou os manguezais verdejantes que revestem as planícies de lama acentuadas pelas águas das marés e meses de chuva no em Queensland, Austrália.
Categoria: Pessoas e natureza
Imagem feita pelo fotógrafo belga Alain Schroeder mostra uma equipe cirúrgica que prepara Brenda, uma orangotango fêmea com 3 meses de idade para uma cirurgia.
O segundo lugar na categoria foi vencido pelo australiano Tom Overall. O registro mostra um guia no deserto do Saara enfrentando uma tempestade de areia.
A turca Sebnem Coskun trouxe a problemática do lixo gerado pela pandemia de Covid-19 para a fotografia. A imagem registrada por ela revela como o lixo hospitalar chega aos mares.
Categoria: Água
Kazi Arifujjaman, de Bangledesh, ganhou o primeiro lugar na categoria ‘água’.
Registro de mergulhadores em um Cenote, uma cavidade profunda de água cristalina que pode ser acessada quando o teto de uma gruta colapsa, ganhou o segundo lugar na categoria ‘água’. Imagem foi feita pelo fotógrafo Joram Mennes.
Categoria: Vida selvagem
O australiano Buddhilini de Soyza ganhou o primeiro lugar na categoria ‘vida selvagem’ com a imagem de cinco guepardos machos que estavam tentando atravessar as fortes correntezas de um rio.
O polonês Mateusz Piesiak ganhou o segundo lugar da categoria com uma fotografia de pássaros em um campo de girassóis durante o inverno.
Viktor Vrbovsky, da República Tcheca, ganhou o terceiro lugar com imagem que mostra um peixe mordendo a nadadeira do outro.
A imagem de um filhote de leão-marinho de Galápagos (Zalophus wollebaeki), esperando por sua mãe na areia na praia, Ilha de San Cristóbal, no Equador, foi laureada com a menção honrosa na categoria ‘vida selvagem’.