Menos de uma semana após confirmar o Cebraspe (antigop Cespe/UnB), a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo oficializou a contratação da banca para organizar o concurso Funpresp-Exe. Com isso, o edital está cada vez mais iminente.
A confirmação veio nesta segunda-feira, 4, quando o extrato do contrato entre a banca e a fundação foi publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com o documento, o contrato foi assinado no dia 30 de setembro e a vigência será de um ano, ou seja, até 30 de setembro de 2022.
A dispensa confirmando o Cebraspe foi publicada no dia 1º de outubro, mas a banca de Brasília já era cotada desde o início dos preparativos, quando própria Funpresp-Exe informou que tinha tratativas iniciadas com a instituição.
“A Entidade já está em tratativas com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para realização das provas. A estimativa é que tanto a publicação do edital quanto a realização das provas ocorram ainda no segundo semestre de 2021.”
O próximo passo será finalizar os preparativos, definir o cronograma do concurso e publicar o edital de abertura com todas as regras.
Novo concurso da Funpresp-Exe será para analistas
A Funpresp-Exe já confirmou que o seu próximo concurso público será para a carreira de analista de previdência complementar, de nível superior. De acordo com a fundação, estão confirmadas 52 vagas para a carreira.
Além disso, deverá ser formado cadastro de reserva para ser preenchido durante todo o prazo de validade – que deve ser de dois anos, com chance de prorrogação.
Assim que anunciou o concurso, a Funpresp-Exe informou que a previsão era realizar o provimento ainda em 2021. Com a demora na escolha da banca, é possível que não haja tempo hábil e esse prazo seja esticado.
A carreira de analista, de acordo com a Funpresp, tem salário inicial de R$6.848. A carga horária ainda não foi informada.
Como será a distribuição das vagas do concurso?
A Funpresp estimava 16 vagas para provimento ainda 2021 – mas que não deve ser possível por conta da falta de tempo hábil para a realização das etapas. As demais devem ficar para formação de cadastro e serem providas durante o prazo de validade.
Além disso, a fundação estimou que o concurso ficará válido até 2025, ou seja, com validade de dois anos prorrogável por mais dois.
A maioria das vagas será para compor áreas estruturais, como cadastro, arrecadação e concessão de benefícios, análise, controle e acompanhamento dos investimentos, concessões de crédito ao participante e cotização de contribuições.
Outros setores como tecnologia, governança, jurídico, controle interno e negócios também serão contemplados.
Provas já estão marcadas?
A intenção da Funpresp era ter edital e provas ainda neste segundo semestre de 2021. As datas, no entanto, não foram confirmadas e dependem do cronograma que será fechado pela banca.
É possível que essa previsão atrase e as provas fiquem para 2022, em função da demora na escolha da banca.
Cleiton dos Santos Araújo, diretor de Administração da Funpresp, já disse que a entidade está em uma fase de ampla estruturação de suas atividades. Por isso viu a necessidade de realizar um concurso para aumentar seu quadro de pessoal, visando desafios atuais e futuros.
“Estamos reforçando a capacidade de trabalho das áreas de negócio que são responsáveis pelos processos-chave da Fundação. Precisamos realizar o concurso para melhorar ainda mais a qualidade de nossos serviços para os participantes. Queremos atrair pessoas qualificadas para trabalhar numa fundação que tem projetos ousados para crescer e se consolidar como uma das mais sólidas do país”, disse.
A Funpresp-Exe confirmou que o novo concurso público foi autorizado e aprovado pelo Conselho Deliberativo em maio, com previsão de provimentos em 2021.